Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Jéssica Rodrigues-
dc.date.accessioned2024-12-05T16:04:31Z-
dc.date.available2024-11-19-
dc.date.available2024-12-05T16:04:31Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32730-
dc.description.abstractIlliteracy is still a significant reality in Brazil, particularly among adult women. Youth and Adult Education (EJA) plays a fundamental role in the social and economic inclusion of these women. The general objective of this work is to investigate the challenges and barriers faced by illiterate women in EJA and to propose strategies to improve their inclusion and educational success. The specific objectives are to identify the main socioeconomic, cultural and institutional barriers that prevent the participation of illiterate women in EJA; to analyze the experiences and perceptions of illiterate women in relation to EJA; and to propose interventions and strategies to improve the inclusion and effectiveness of EJA for illiterate women. Our study is configured as a qualitative research, based on 2 stages: bibliographic research and field research. The research problem on the reduction of illiteracy in Brazil, especially among women, and the role of Youth and Adult Education (EJA) involves several complex aspects that need to be addressed to better understand the current scenario and identify effective solutions. The results indicated that the participating women belong to socioeconomically vulnerable groups, with family incomes below two minimum wages. Most of them work in informal jobs in the labor market, as domestic workers or in informal activities such as selling food or handicrafts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-05T16:04:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRS19112024.pdf: 489349 bytes, checksum: 1f6b455b55b7bc4e78593cc21fb76696 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-05T16:04:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JRS19112024.pdf: 489349 bytes, checksum: 1f6b455b55b7bc4e78593cc21fb76696 (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectMulheres - educaçãopt_BR
dc.subjectAnalfabetismopt_BR
dc.titleEducação de jovens e adultos e mulheres analfabetas na EJA: desafios e perspectivaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Calaça, Suelídia Maria-
dc.description.resumoO analfabetismo ainda é uma realidade significativa no Brasil, particularmente entre as mulheres adultas. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha um papel fundamental na inclusão social e econômica dessas mulheres. O trabalho tem como objetivo geral investigar os desafios e as barreiras enfrentadas por mulheres analfabetas na EJA e propor estratégias para melhorar sua inclusão e sucesso educacional. Como objetivos específicos Identificar as principais barreiras socioeconômicas, culturais e institucionais que impedem a participação de mulheres analfabetas na EJA; Analisar as experiências e percepções das mulheres analfabetas em relação à EJA e Propor intervenções e estratégias para melhorar a inclusão e a eficácia da EJA para mulheres analfabetas. Nosso estudo se configura como uma pesquisa qualitativa, com base em 2 etapas: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo A problemática da pesquisa sobre a diminuição do analfabetismo no Brasil, especialmente entre as mulheres, e o papel da Educação de Jovens e Adultos (EJA) envolve vários aspectos complexos que precisam ser abordados para entender melhor o cenário atual e identificar soluções eficazes. Os resultados indicaram que as mulheres participantes pertencem a grupos socioeconomicamente vulneráveis, com rendas familiares abaixo de dois salários mínimos. A maioria delas exerce funções informais no mercado de trabalho, como trabalhadoras domésticas ou em atividades informais como venda de alimentos ou artesanato.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRS19112024.pdf477,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons