Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3275
metadata.dc.type: TCC
Title: Melancolia : a dor que transcende a escrita
metadata.dc.creator: Souza, Renata Maria Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Hermano de França
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Fabiana Souza Silva Mendes de
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Emannuelle Carneiro da
metadata.dc.contributor.referee3: Farias, Angeli Raquel Raposo de Lucena
metadata.dc.description.resumo: Trilhando nos caminhos do modernismo brasileiro Adalgisa Nery lança seu romance autobiográfico, A imaginária, em 1959. Sua escrita rompe com os ideais da época ao evidenciar a condição da mulher em uma sociedade onde o comportamento vigente recusa a igualdade de direito e deveres, contribuindo e exaltando o sexo masculino sobre o feminino. Instigada pelas belas artes, Nery emprega em sua narrativa imagens ficcionais de um passado macambúzio e de um futuro circunscrito na dor e na desilusão, cujo presente é marcado pela desesperança. A imaginária traz em seu enredo as recordações da vida de Berenice, uma mulher cujo ânimo lhe fora roubado pelas circunstâncias agres da existência humana, em outras palavras, a narrativa ergue-se em torno das memórias de uma mulher que ver sua vida sendo diluída perante a sôfrega ilusão de uma imagem utópica. De caráter soturno, o romance descortina a sensibilidade e o desencanto de um feminino frente a sagaz incompreensão e desamor daqueles que lhes deveriam propiciar bem-estar. Diante desse desaguar melancólico, numa discussão psicanalítica de base (pós)freudiana, discorreremos as sutilezas da melancolia na obra em estudo, cuja escrita sobrepuja a dor da existência humana.
Abstract: Recorriendo los caminos del modernismo brasileño Adalgisa Nery publica su romance autobiográfico, A Imaginária, en 1959, su escrita rompe con los ideales de la época al evidenciar la condición de la mujer en una sociedad donde el comportamiento vigente rechaza la igualdad de derechos y deberes, contribuyendo y exaltando el sexo masculino por encima del femenino. Instigada por las bellas artes, Nery emplea en su narrativa imágenes ficcionales de un pasado taciturno y de un futuro circunscrito al dolor y desilusión, cuyo presente es marcado por la desesperanza. A imaginária trae en su trama las recordaciones de Berenice, una mujer cuyo ánimo le fue robado por las circunstancias secas de la existencia humana, en otras palabras, la narrativa se yergue en torno de las memorias de una mujer que ve su vida siendo diluida delante de la descorazonada ilusión de una imagen utópica. De carácter saturno, el romance descortina la sensibilidad y el desencanto de un femenino delante de una sagaz incomprensión y desamor de aquellos que le deberían de haber propiciado el bien-estar. Ante este desaguar melancólico, en una discusión psicoanalítica de base (pos)freudiana, dicorreremos las sutilezas de la melancolía en la obra estudiada, cuya escrita sobrepone el dolor de la existencia humana.
Keywords: Psicanálise
Melancolia
Imagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3275
Issue Date: 24-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMSS12122017.pdf730,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons