Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3275
Tipo: TCC
Título: Melancolia : a dor que transcende a escrita
Autor(es): Souza, Renata Maria Silva de
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
referee1 : Araújo, Fabiana Souza Silva Mendes de
referee2: Silva, Emannuelle Carneiro da
referee3 : Farias, Angeli Raquel Raposo de Lucena
Resumo: Trilhando nos caminhos do modernismo brasileiro Adalgisa Nery lança seu romance autobiográfico, A imaginária, em 1959. Sua escrita rompe com os ideais da época ao evidenciar a condição da mulher em uma sociedade onde o comportamento vigente recusa a igualdade de direito e deveres, contribuindo e exaltando o sexo masculino sobre o feminino. Instigada pelas belas artes, Nery emprega em sua narrativa imagens ficcionais de um passado macambúzio e de um futuro circunscrito na dor e na desilusão, cujo presente é marcado pela desesperança. A imaginária traz em seu enredo as recordações da vida de Berenice, uma mulher cujo ânimo lhe fora roubado pelas circunstâncias agres da existência humana, em outras palavras, a narrativa ergue-se em torno das memórias de uma mulher que ver sua vida sendo diluída perante a sôfrega ilusão de uma imagem utópica. De caráter soturno, o romance descortina a sensibilidade e o desencanto de um feminino frente a sagaz incompreensão e desamor daqueles que lhes deveriam propiciar bem-estar. Diante desse desaguar melancólico, numa discussão psicanalítica de base (pós)freudiana, discorreremos as sutilezas da melancolia na obra em estudo, cuja escrita sobrepuja a dor da existência humana.
Abstract: Recorriendo los caminos del modernismo brasileño Adalgisa Nery publica su romance autobiográfico, A Imaginária, en 1959, su escrita rompe con los ideales de la época al evidenciar la condición de la mujer en una sociedad donde el comportamiento vigente rechaza la igualdad de derechos y deberes, contribuyendo y exaltando el sexo masculino por encima del femenino. Instigada por las bellas artes, Nery emplea en su narrativa imágenes ficcionales de un pasado taciturno y de un futuro circunscrito al dolor y desilusión, cuyo presente es marcado por la desesperanza. A imaginária trae en su trama las recordaciones de Berenice, una mujer cuyo ánimo le fue robado por las circunstancias secas de la existencia humana, en otras palabras, la narrativa se yergue en torno de las memorias de una mujer que ve su vida siendo diluida delante de la descorazonada ilusión de una imagen utópica. De carácter saturno, el romance descortina la sensibilidad y el desencanto de un femenino delante de una sagaz incomprensión y desamor de aquellos que le deberían de haber propiciado el bien-estar. Ante este desaguar melancólico, en una discusión psicoanalítica de base (pos)freudiana, dicorreremos las sutilezas de la melancolía en la obra estudiada, cuya escrita sobrepone el dolor de la existencia humana.
Palavras-chave: Psicanálise
Melancolia
Imagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3275
Data do documento: 24-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMSS12122017.pdf730,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons