Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Iarla Tavares Dias-
dc.date.accessioned2024-12-06T14:49:34Z-
dc.date.available2024-11-21-
dc.date.available2024-12-06T14:49:34Z-
dc.date.issued2024-10-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32756-
dc.description.abstractThis article, entitled "The TEACCH Method for the Development of Students with Autism Spectrum Disorder” aims to conduct a bibliographic review on Autism Spectrum Disorder and the challenges of school inclusion. Initially, it discusses the characteristics of ASD based on the pioneering studies of Austrian psychiatrist Leo Kanner, highlighting the growing presence of autistic children in regular schools and the importance of political and pedagogical advancements to ensure their inclusion. The work also emphasizes the need for teacher training and qualification to effectively address this context. The article discusses the TEACCH intervention method (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children), developed in the 1960s by Eric Schopler and his team in the United States. Funded by the U.S. government and widely adopted, the program was introduced to Brazil through the efforts of Viviane de Leon. The TEACCH® program is based on principles such as organization, routine, structured tasks, the use of visual materials, cause-and-effect teaching, alternative communication, and behavior management, aiming to promote the development of skills in the areas of communication and autonomy. It is expected that this article will contribute to a greater understanding of the relevance of the TEACCH® method in the school inclusion process of students with ASD, highlighting its potential as a pedagogical tool and offering ideas for teaching practice and the training of educators working in regular education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-06T14:49:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ITDS21112024.pdf: 545326 bytes, checksum: 0561549aa481d014a3da49683f5e93ef (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-06T14:49:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ITDS21112024.pdf: 545326 bytes, checksum: 0561549aa481d014a3da49683f5e93ef (MD5) Previous issue date: 2024-10-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectMétodo TEACCHpt_BR
dc.titleO método TEACCH para o desenvolvimento de alunos com Transtorno do Espectro Autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Lisiê Marlene da Silva Melo-
dc.description.resumoO presente trabalho, intitulado “O Método TEACCH para o Desenvolvimento de Alunos com Transtorno do Espectro Autista” tem como objetivo realizar um levantamento bibliográfico sobre o Transtorno do Espectro Autista e os desafios da inclusão escolar. Inicialmente, abordam-se as características do TEA a partir dos estudos pioneiros do psiquiatra austríaco Leo Kanner, destacando o crescimento da presença de crianças autistas nas escolas regulares e a importância dos avanços políticos e pedagógicos para garantir sua inclusão. O trabalho também enfatiza a necessidade de formação e qualificação de professores para atuar de forma eficaz nesse contexto. O trabalho discute o método de intervenção TEACCH (Treatment and Education of Autistic and Related Communication Handicapped Children), desenvolvido na década de 1960 por Eric Schopler e sua equipe nos Estados Unidos. Financiado pelo governo norte-americano e amplamente difundido, o programa chegou ao Brasil por meio da atuação de Viviane de Leon. O TEACCH baseia-se em princípios como organização, rotina, tarefas estruturadas, uso de materiais visuais, ensino de causas e efeitos, comunicação alternativa e controle de comportamento, visando promover o desenvolvimento de habilidades nas áreas de comunicação e autonomia. Espera-se que o trabalho contribua para uma maior compreensão da relevância do método TEACCH no processo de inclusão escolar de alunos com TEA, destacando suas potencialidades como ferramenta pedagógica e oferecendo ideias para a prática docente e a formação de educadores que atuam no ensino regular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ITDS21112024.pdf532,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons