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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32762
Tipo: | Dissertação |
Título: | Os jogos de papéis sociais no contexto da educação infantil: concepções e práticas docentes |
Autor(es): | Santos, Rafaela Raíssa Araújo dos |
Primeiro Orientador: | Aquino, Fabiola de Sousa Braz |
Resumo: | Na infância, a atividade da brincadeira é fundamental para a promoção do desenvolvimento e aprendizagem. A relevância dessa atividade para o desenvolvimento global infantil foi defendida por autores como L. S. Vigotski e D. Elkonin, autores que fundamentam a presente pesquisa. Enquanto atividade guia nos primeiros anos de vida, a brincadeira favorece às crianças a apropriação de artefatos culturais, e colabora para aprimorar o funcionamento psíquico e os intercâmbios sociais. No período entre 3 e 6 anos, a brincadeira de papéis sociais é concebida como atividade-guia do desenvolvimento. Dada a sua relevância no desenvolvimento, em especial na infância, é imprescindível que as crianças estabeleçam com pessoas mais experientes da cultura interações que, de forma intencional, potencializem episódios desse tipo de brincadeira. Na presente dissertação essa questão foi explorada no âmbito da Educação Infantil, contexto no qual a intervenção pedagógica é fundamental para mobilizar processos de desenvolvimento. Diante disso, o objetivo geral desse estudo foi conhecer e analisar as concepções e a atuação de docentes no que se refere aos jogos de papéis sociais na Educação Infantil. Como parte dessa pesquisa foi realizado um levantamento da literatura sobre o jogo de papéis sociais e foi verificada a presença de estudos sobre o tema, em sua maioria advindos de Programas de Pós-graduação em Educação. Verifica-se ainda que as pesquisas relacionam a brincadeira de papéis sociais a aspectos do desenvolvimento psíquico, como as funções psicológicas, as funções da(o) professora(or) frente a esse brincar, além de estudos sobre o tema com crianças autistas. A pesquisa de campo contou com a participação de 31 professoras que atuam na Educação Infantil de instituições públicas do município de João Pessoa-PB, nas turmas de ‘pré I’ e ‘pré II’. Em local reservado da instituição as profissionais responderam individualmente a um questionário sociodemográfico e a uma entrevista semiestruturada que incluiu o uso de três imagens de situações de brincadeiras de papéis sociais. As entrevistas foram realizadas após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, gravadas e transcritas literalmente para análise de conteúdo que seguiu as diretrizes gerais de Bardin (2000). Os resultados do questionário sociodemográfico demonstraram que todas as profissionais são do sexo feminino. Em sua maioria encontram-se entre as idades de 41 a 50 anos, graduadas em Pedagogia entre os anos de 2011 e 2020, em instituição privada. Entre as participantes, doze cursaram pós-graduação, a maioria entre 2011 e 2020 em instituições privadas. Os conteúdos advindos da entrevista foram organizados em nove eixos de análise gerados a partir dos objetivos da pesquisa e do roteiro de entrevista. Os resultados demonstraram que os tipos de brincadeira identificados pelas professoras entre as crianças correspondiam àquelas que faziam referência a ações atreladas à família, profissões desenvolvidas na sociedade, trabalhos domésticos, atividades sociais, e encenação de histórias infantis ou de super-heróis. Os locais onde ocorrem essas brincadeiras mais citados pelas profissionais foram: sala, pátio, parquinho, parque, área externa, biblioteca, brinquedoteca e corredores. Todas as docentes desconheciam o nome ‘brincadeira de jogos de papéis sociais’, contudo, relataram presenciar essas brincadeiras entre as crianças durante suas práticas e interações com elas, após a descrição dessa atividade no momento da coleta. Quando perguntadas sobre o que conheciam sobre a brincadeira de papéis sociais, as respostas convergiram para conteúdos relacionados a imitação das ações dos adultos, dramatização e reprodução de suas vivências, principalmente, das pessoas mais próximas. Para as professoras, essa brincadeira pode favorecer as relações/interações sociais; desenvolver habilidades e comportamentos, facilitar a escolha da profissão ou preparar as crianças para o futuro. Quanto ao papel docente frente a essa brincadeira, foram citadas como foco da atuação mediar, orientar, observar, interagir, brincar junto, dirigir, incentivar e intervir. A maior parte das docentes afirmou nunca ter 5 ocorrido na instituição em que trabalha diálogos sobre esse tipo de brincadeira. Ante ao exposto, verifica-se que, por intermédio da pesquisa, foi possível inserir o conceito de brincadeira de jogos de papéis sociais e verificar sua ocorrência no trabalho docente, gerar reflexões e despertar o interesse de professoras sobre esse tipo de brincadeira. Acentua-se a importância de, no contexto pedagógico, a brincadeira de jogo de papéis sociais ser concebida pelos educadores como uma atividade produto de relações sociais históricas, que produzem apropriações das crianças de ferramentas e modos socioculturais de interações com a sociedade. Por isso, defende-se a relevância de conhecimentos do campo da Psicologia do Desenvolvimento para colaborar com reflexões e proposição de práticas pedagógicas que potencializem o psiquismo infantil. |
Abstract: | In childhood, playing is fundamental to promoting development and learning. The relevance of this activity for children's global development was defended by authors such as L. S. Vigotski and D. Elkonin, authors who are the basis for this research. As a guiding activity in the first years of life, play encourages children to appropriate cultural artifacts, and helps improve mental functioning and social exchanges. In the period between 3 and 6 years old, social role playing is conceived as a guiding activity for development. Given its relevance in development, especially in childhood, it is essential that children establish interactions with more experienced people in the culture that, intentionally, enhance episodes of this type of play. In this dissertation, this issue was explored within the scope of Early Childhood Education, a context in which pedagogical intervention is fundamental to mobilize development processes. Therefore, the general objective of this study was to understand and analyze the conceptions and actions of teachers with regard to social role games in Early Childhood Education. As part of this research, a survey of the literature on social role playing was carried out and the presence of studies on the topic was verified, the majority of which came from Postgraduate Programs in Education. It can also be seen that research relates social role playing to aspects of psychic development, such as psychological functions, the role of the teacher in relation to this playing, in addition to studies on the topic with autistic children. The field research included the participation of 31 teachers who work in Early Childhood Education at public institutions in the city of João Pessoa-PB, in the 'pre I' and 'pre II' classes. In a private place at the institution, the professionals responded individually to a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview that included the use of three images of social role play situations. The interviews were carried out after signing the Free and Informed Consent Form, recorded and transcribed verbatim for content analysis that followed the general guidelines of Bardin (2000). The results of the sociodemographic questionnaire demonstrated that all professionals are female. The majority are between the ages of 41 and 50, graduated in Pedagogy between 2011 and 2020, from a private institution. Among the participants, twelve attended postgraduate studies, the majority between 2011 and 2020 at private institutions. The contents arising from the interview were organized into nine axes of analysis generated from the research objectives and the interview script. The results demonstrated that the types of play identified by the teachers among the children corresponded to those that made reference to actions linked to the family, professions developed in society, domestic work, social activities, and acting out children's stories or superheroes. The places where these games occur most frequently mentioned by professionals were: living room, patio, playground, park, outdoor area, library, toy library and corridors. All teachers were unaware of the name ‘social role playing game’, however, they reported witnessing these games among children during their practices and interactions with them, after describing this activity at the time of collection. When asked about what they knew about social role playing, the answers converged on content related to imitating the actions of adults, dramatizing and reproducing their experiences, mainly those of those closest to them. For teachers, this game can promote social relationships/interactions; develop skills and behaviors, facilitate the choice of profession or prepare children for the future. Regarding the teaching role in this game, mediation, guidance, 7 observation, interaction, playing together, directing, encouraging and intervening were cited as the focus of action. Most teachers stated that dialogues about this type of joke had never occurred at the institution where they work. In view of the above, it appears that, through research, it was possible to insert the concept of social role play and verify its occurrence in teaching work, generate reflections and awaken the interest of teachers in this type of play. The importance of, in the pedagogical context, the social role-playing game being conceived by educators as an activity that is the product of historical social relations, which produce children's appropriation of sociocultural tools and modes of interactions with society, is emphasized. Therefore, the relevance of knowledge from the field of Developmental Psychology is defended to collaborate with reflections and proposition of pedagogical practices that enhance children's psyche. |
Palavras-chave: | Educação infantil Psicologia do desenvolvimento infantil Brincadeira de papéis sociais Concepções docentes Prática docente Psychology of Child Development Social role playing games Early Childhood Education Conceptions Practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicologia Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32762 |
Data do documento: | 28-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social |
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