Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32771
Tipo: | Dissertação |
Título: | Construção e validação de jogo cognitivo relacionado a temas afetivos para idosos |
Autor(es): | Nascimento, Wanessa Maria Silva do |
Primeiro Orientador: | Silva, Susanne Pinheiro Costa e |
Resumo: | Introdução: Existe uma preocupação crescente com a velhice saudável e ativa. Isso se deve ao fenômeno do envelhecimento populacional, cada vez mais progressivo na sociedade. Para a construção de um envelhecimento bem-sucedido, entende-se que a capacidade funcional ou funcionalidade do idoso fundamenta-se num conceito ampliado de saúde, o qual compreende que as pessoas sejam e façam aquilo que valorizam. Contudo, para que o idoso mantenha a funcionalidade no seu cotidiano, o componente cognitivo é um fator essencial, uma vez que problemas desta ordem contribuem para o declínio da capacidade funcional e da qualidade de vida. Objetivo: Construir e validar um recurso de estimulação cognitiva para idosos que associe memória a temas afetivos. Método: Trata-se de um estudo metodológico, composto por revisão de escopo; desenvolvimento de um jogo de cartas e validação do conteúdo. A revisão foi realizada a partir da questão norteadora “Quais são os benefícios atribuídos aos jogos para estimulação cognitiva, aplicados ao público idoso?”, através de pesquisas em bases de dados acerca dos recursos utilizados pela terapia ocupacional para estimulação cognitiva de pessoas idosas. Para o desenvolvimento do produto, foram considerados os dados da revisão na construção de um jogo de cartas que abordasse questões relacionadas a temas afetivos, os quais fazem parte do contexto sociocultural do idoso. A validação do conteúdo foi realizada por juízes especialistas (geriatras, psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais), através de um estudo de campo, aplicando-se o Índice de Validação de Conteúdo (IVC). Além destes, também cooperaram idosos participantes das atividades no Instituto Paraibano de Envelhecimento – IPE/UFPB e pacientes idosos internados na clínica médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley HULW/UFPB. Resultados e Discussão: Na primeira etapa, a revisão de escopo permitiu alocar os resultados em 3 categorias temáticas: 1) tempo de intervenção; 2) características dos jogos; e 3) benefícios do uso de jogos para idosos. Desta forma, foi possível constatar que os jogos utilizados mostraram resultados positivos quanto à estimulação de componentes cognitivos, especialmente àqueles relacionados a atenção, memória, linguagem e função executiva. O uso de jogos atestou também benefícios em outras áreas da vida do idoso, no que se refere aos aspectos sociais, psicológicos e pessoais, influenciando na funcionalidade e qualidade de vida. Outro benefício é que os ganhos cognitivos resultantes das intervenções permaneceram por algum tempo após o término do treinamento. A partir dos achados da revisão, deu-se início à construção do jogo de cartas. Os temas foram dispostos em diferentes cores e ilustrações, podendo ser utilizado por profissionais de saúde e familiares, individualmente ou em grupo junto aos gerontes. Considerações finais: Este estudo mostrou-se relevante, pois permitiu ampliar o conhecimento sobre o que tem sido produzido no meio científico a respeito do uso de jogos para estimulação cognitiva com idosos. Os resultados obtidos nas etapas do estudo (revisão e validação) subsidiaram a construção de um jogo cognitivo voltado para o público idoso. A etapa de validação do conteúdo também foi essencial para identificar os detalhes nesse processo de construção do jogo, qualificando-o para estimular componentes cognitivos através de memórias afetivas. |
Abstract: | Introduction: There is a growing concern about healthy and active old age. This is due to the phenomenon of population aging, which is increasingly progressive in society. To build successful aging, it is understood that the functional capacity or functionality of the elderly is based on an expanded concept of health, which understands that people are and do what they value. However, for the elderly to maintain functionality in their daily lives, the cognitive component is an essential factor, since problems of this nature contribute to the decline in functional capacity and quality of life. Objective: Build and validate a cognitive stimulation resource for the elderly that associates memory with affective themes. Method: This is a methodological study, consisting of a scoping review; development of a card game and content validation. The review was carried out based on the guiding question “What are the benefits attributed to games for cognitive stimulation, applied to the elderly?”, through research in databases about the resources used by occupational therapy for cognitive stimulation of elderly people. For the development of the product, data from the review were considered in the construction of a card game that addressed issues related to affective themes, which are part of the sociocultural context of the elderly. Content validation was carried out by expert judges (geriatricians, psychologists, speech therapists and occupational therapists), through a field study, applying the Content Validation Index (CVI). In addition to these, elderly people participating in activities in the Instituto Paraibano de Envelhecimento – IPE/UFPB and elderly patients admitted to the medical clinic at Hospital Universitário Lauro Wanderley HULW/UFPB. Results and Discussion: In the first stage, the scope review allowed allocating the results into 3 thematic categories: 1) intervention time; 2) game characteristics; and 3) benefits of using games for the elderly. In this way, it was possible to verify that the games used showed positive results in terms of stimulating cognitive components, especially those related to attention, memory, language and executive function. The use of games also demonstrated benefits in other areas of the elderly's life, with regard to social, psychological and personal aspects, influencing functionality and quality of life. Another benefit is that the cognitive gains resulting from the interventions remained for some time after the training ended. Based on the findings of the review, the construction of the card game began. The themes were arranged in different colors and illustrations and can be used by health professionals and family members, individually or in groups with managers. Final considerations: This study proved to be relevant, as it allowed expanding knowledge about what has been produced in the scientific world regarding the use of games for cognitive stimulation with the elderly. The results obtained in the study stages (review and validation) supported the construction of a cognitive game aimed at the elderly audience. The content validation stage was also essential to identify the details in this game construction process, qualifying it to stimulate cognitive components through affective memories. RESUMEN Introducción: Existe una preocupación creciente por una vejez sana y activa. Esto se debe al fenómeno del envejecimiento poblacional, cada vez más progresivo en la sociedad. Para construir un envejecimiento exitoso se entiende que la capacidad funcional o funcionalidad de las personas mayores se basa en un concepto ampliado de salud, que comprende que las personas son y hacen lo que valoran. Sin embargo, para que las personas mayores mantengan la funcionalidad en su vida diaria, el componente cognitivo es un factor esencial, ya que problemas de esta naturaleza contribuyen a la disminución de la capacidad funcional y la calidad de vida. Objetivo: Construir y validar un recurso de estimulación cognitiva para personas mayores que asocie la memoria con temas afectivos. Método: Se trata de un estudio metodológico, consistente en una revisión del alcance; desarrollo de un juego de cartas y validación de contenido. La revisión se realizó a partir de la pregunta orientadora “¿Cuáles son los beneficios atribuidos a los juegos para la estimulación cognitiva, aplicados al adulto mayor?”, a través de la investigación en bases de datos sobre los recursos utilizados por la terapia ocupacional para la estimulación cognitiva de las personas mayores. Para el desarrollo del producto, se consideraron datos de la revisión en la construcción de un juego de cartas que abordó cuestiones relacionadas con temas afectivos, que forman parte del contexto sociocultural de las personas mayores. La validación de contenido fue realizada por jueces expertos (geriatras, psicólogos, fonoaudiólogos y terapeutas ocupacionales), mediante un estudio de campo, aplicando el Índice de Validación de Contenido (IVC), además de estos, personas mayores que participaban en actividades del Instituto Paraibano de Envelhecimento. – IPE/UFPB y pacientes ancianos ingresados en la clínica médica del Hospital Universitario Lauro Wanderley HULW/UFPB. Resultados y Discusión: En la primera etapa, la revisión de alcance permitió ubicar los resultados en 3 categorías temáticas: 1) tiempo de intervención; 2) características del juego; y 3) beneficios del uso de juegos para personas mayores. De esta manera, se pudo comprobar que los juegos utilizados mostraron resultados positivos en cuanto a estimular los componentes cognitivos, especialmente los relacionados con la atención, la memoria, el lenguaje y la función ejecutiva. El uso de juegos también demostró beneficios en otras áreas de la vida de las personas mayores, en lo que respecta a aspectos sociales, psicológicos y personales, influyendo en la funcionalidad y la calidad de vida. Otro beneficio es que las ganancias cognitivas resultantes de las intervenciones permanecieron durante algún tiempo después de finalizar el entrenamiento. A partir de los hallazgos de la revisión se inició la construcción del juego de cartas. Los temas fueron ordenados en diferentes colores e ilustraciones y pueden ser utilizados por profesionales de la salud y familiares, de forma individual o en grupo con directivos. Consideraciones finales: Este estudio resultó relevante, ya que permitió ampliar el conocimiento sobre lo producido en el mundo científico respecto al uso de juegos para la estimulación cognitiva con personas mayores, los resultados obtenidos en las etapas de estudio (revisión y validación) sustentaron la construcción de un Juego cognitivo dirigido al público mayor. La etapa de validación de contenido también fue fundamental para identificar los detalles en este proceso de construcción de juego, capacitándolo para estimular componentes cognitivos a través de recuerdos afectivos. |
Palavras-chave: | Memória-Idoso Treino cognitivo Terapia ocupacional Jogos - Estimulação cognitiva Elderly Memory Cognitive training Occupational therapy Games Anciano Entrenamiento cognitivo Juegos |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Medicina |
Programa: | Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia |
Citação: | NASCIMENTO, Wanessa Maria Silva do. Construção e validação de jogo cognitivo relacionado a temas afetivos para idosos. 2024. 80p. (Dissertação) Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Paraíba, João Pessoa, Paraíba, 2024. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32771 |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa de Mestrado Profissional em Gerontologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
WanessaMariaSilvaDoNascimento_Dissert.pdf | 2,17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons