Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32772
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFigueiredo Júnior, Emílio Pinto de-
dc.date.accessioned2024-12-06T20:37:05Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-12-06T20:37:05Z-
dc.date.issued2024-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32772-
dc.description.abstractThe incorporation of games and gamification in the classroom emerges as a significant methodological approach for teaching history, providing an enriching and engaging experience for students. This study aims to assess the effectiveness of these tools by utilizing the context of the conquest of Paraíba as a basis to rescue the rich local history, often neglected due to several factors. To achieve this goal, it was decided to adopt the content gamification methodology, involving the use of gaming elements as an educational strategy to infuse a playful and interactive aspect into history learning. and the application of webquests, which are structured online activities designed for researching and exploring specific themes. The learning mediator solution created from this methodology aims to strengthen the discussion and expand the possibilities of more engaging history teaching, in which students can connect in a meaningful way with the past and understand the importance of local historical events for the formation of current society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Marília Cosmos (marilia@biblioteca.ufpb.br) on 2024-12-06T20:37:05Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EmílioPintoDeFigueiredoJúnior_Dissert.pdf: 6224584 bytes, checksum: 6dbee966199b0f0869bfcc08f2e7647c (MD5) EmílioPintoDeFigueiredoJúnior_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2095 bytes, checksum: a0845bff2412d03e758e186edd2a36a8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-06T20:37:05Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EmílioPintoDeFigueiredoJúnior_Dissert.pdf: 6224584 bytes, checksum: 6dbee966199b0f0869bfcc08f2e7647c (MD5) EmílioPintoDeFigueiredoJúnior_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf: 2095 bytes, checksum: a0845bff2412d03e758e186edd2a36a8 (MD5) Previous issue date: 2024-04-11en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectJogos educacionaispt_BR
dc.subjectAprendizagem históricapt_BR
dc.subjectSaberes e práticas - Espaço escolarpt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectHistorical learningpt_BR
dc.subjectKnowledge and Practices in the School Environmentpt_BR
dc.titleConquistando a Paraíba: o ensino de História através dos jogospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Leite, Priscilla Gontijo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8577699622829491pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0251357832030784pt_BR
dc.description.resumoA utilização de jogos e gamificação em sala de aula manifesta-se como uma importante abordagem metodológica para o ensino de história, uma vez que proporciona uma experiência enriquecedora e envolvente aos alunos. O presente trabalho tem como objetivo analisar a eficácia dessas ferramentas, empregando o contexto da conquista da Paraíba como base para resgatar a rica história local, que muitas vezes é negligenciada por diversos fatores. Para alcançar esse propósito, optou-se por adotar a metodologia de gamificação dos conteúdos, que consiste na utilização de elementos dos jogos como estratégia educacional, agregando um aspecto lúdico e interativo ao aprendizado histórico, e a aplicação de webquests, que são atividades online estruturadas para a pesquisa e a exploração de temas específicos. A solução mediadora de aprendizagem criada a partir dessa metodologia tem como finalidade fortalecer a discussão e ampliar as possibilidades de um ensino de história mais envolvente, no qual os estudantes possam se conectar de maneira significativa com o passado e compreender a importância dos acontecimentos históricos locais para a formação da sociedade atual.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmílioPintoDeFigueiredoJúnior_Dissert.pdf6,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
EmílioPintoDeFigueiredoJúnior_Dissert_Ficha_SIGAA.pdf2,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons