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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32775
Tipo: | Tese |
Título: | Objetos de aprendizagem como dispositivos informacionais para pessoas com Síndrome de Down : proposta de diretrizes para avaliação com foco na usabilidade e na acessibilidade |
Autor(es): | Almeida, Isledna Rodrigues de |
Primeiro Orientador: | Lima, Izabel França de |
Resumo: | A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética causada pela presença de um cromossomo extra no par 21. Essa alteração cromossômica tem, além das características físicas, atraso no desenvolvimento cognitivo das pessoas com SD sendo necessário procurar meios capazes de estimular esse desenvolvimento e minimizar as desigualdades sociais que ainda existem na sociedade. Um instrumento facilitador para a inclusão digital de pessoas com SD são as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que são um conjunto de ferramentas, dispositivos e recursos digitais que visam facilitar a realização das atividades diárias das pessoas com deficiência. Dentre essas tecnologias têm-se os objetos de aprendizagem (OA), definidos inicialmente como qualquer conteúdo digital voltado para a educação. Embora exista uma grande quantidade de objetos de aprendizagem produzidos e armazenados nos repositórios digitais ou disponibilizados na internet, não há como identificar quais realmente podem contribuir com a aprendizagem das pessoas com SD, pois não existem repositórios digitais específicos que contenham objetos de aprendizagem direcionados a esse público-alvo, e tampouco foram encontrados trabalhos que avaliem a importância, a acessibilidade e a usabilidade desses no processo de ensino-aprendizagem das pessoas com SD.Nesse sentido, a presente investigação propõe-se a responder a seguinte indagação: de que forma os objetos de aprendizagem contribuem para inclusão digital das pessoas com Síndrome de Down? O objetivo geral da pesquisa é analisar os objetos de aprendizagem na perspectivada da inclusão digital das pessoas com Síndrome de Down, considerando suas especificidades e necessidades. Para atingir o objetivo geral foram definidos os seguintes objetivos específicos: mapear os objetos de aprendizagem desenvolvidos para pessoas com Síndrome de Down; identificar as necessidades e características das pessoas com Síndrome de Down; avaliar a acessibilidade e usabilidade dos objetos de aprendizagem para pessoas com Síndrome de Down; e propor diretrizes para avaliação de objetos de aprendizagem que contemplem as pessoas com Síndrome de Down. A pesquisa é embasada na hipótese de que as pessoas com Síndrome de Down apresentam especificidades e necessidades que precisam ser contempladas nesses objetos, visando a inclusão digital dessas pessoas com vista a melhoria do aprendizado e da autonomia no processo de ensino-aprendizagem. O campo empírico foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE-JP, localizado na cidade de João Pessoa - PB. O método utilizado para o delineamento da pesquisa foi o quadripolar que é constituído pelos polos epistemológico, teórico, técnico e morfológico. A pesquisa foi realizada com uma amostra de 11 pessoas com SD e foram analisados 5 objetos de aprendizagem, selecionados de acordo com critérios pré-estabelecidos. Os dados foram coletados através da observação direta e após a avaliação de usabilidade e acessibilidade, conseguiu-se identificar vantagens e desvantagens de cada um dos OA, verificar quais aspectos precisam ser melhorados para que as pessoas com Síndrome de Down possam realizar as atividades com autonomia, melhoria no aprendizado e, principalmente, de forma prazerosa. Também foi observado que, apesar de algumas falhas no seu desenvolvimento, os OA podem auxiliar no aprendizado de pessoas com SD. |
Abstract: | Down Syndrome (DS) is a genetic alteration caused by the presence of an extra chromosome in pair 21. This chromosomal alteration has, in addition to physical characteristics, a delay in the cognitive development of people with DS, making it necessary to look for ways capable of stimulating this development and minimize social inequalities that still exist in society. A facilitating instrument for the digital inclusion of people with DS are digital information and communication technologies (TDIC), which are a set of tools, devices and digital resources that aim to facilitate the carrying out of daily activities by people with disabilities. Among these technologies are learning objects, initially defined as any digital content aimed at education. Although there are a large number of learning objects produced and stored in digital repositories or made available on the Internet, there is no way to identify which ones can really contribute to the learning of people with DS, as there are no specific digital repositories that contain learning objects aimed at this target audience, and no studies were found that evaluate the importance, accessibility and usability of these in the teaching- learning process of people with DS. In this sense, the present investigation aims to answer the following question: in what way do Do learning objects contribute to the digital inclusion of people with Down Syndrome? The general objective of the research is to analyze learning objects from the perspective of digital inclusion of people with Down Syndrome, considering their specificities/needs. The research is based on the hypothesis that people with Down Syndrome have specificities/needs that need to be addressed in these objects aiming at the digital inclusion of these people with a view to improving learning and autonomy in the teaching-learning process. The empirical field was the Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE-JP located in the city of João Pessoa - PB. The method used to design the research was the Quadripolar Method consisting of epistemological, theoretical, technical and morphological poles. The research was carried out with a sample of 11 people with DS and 5 learning objects were analyzed, selected according to pre-established criteria. The data was collected through direct observation and after evaluating usability and accessibility, we were able to identify advantages and disadvantages of each of the OA, verify which aspects need to be improved so that people with Down Syndrome can carry out activities autonomously, improving in learning and mainly in a pleasurable way and which, despite some flaws in their development, can help in the learning of people with DS. |
Palavras-chave: | Inclusão digital Dispositivos informacionais Objetos de aprendizagem Pessoas com Síndrome de Down Informational devices Learning objects Digital inclusion People with Down Syndrome |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32775 |
Data do documento: | 25-Mar-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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