Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32781
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Kercia Alanna Soares da-
dc.date.accessioned2024-12-09T13:09:31Z-
dc.date.available2024-11-22-
dc.date.available2024-12-09T13:09:31Z-
dc.date.issued2024-10-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32781-
dc.description.abstractThe transition from Early Childhood Education to Primary Education marks an abrupt break in realities, presenting challenges for children. The overemphasis on cognitive development in Primary Education prompts reflections on what truly contributes to the creation of an environment conducive to student development. This study aims to analyze the importance of affectivity in Primary Education as a catalyst for meaningful learning. It aims to analyze the significance of affective dimensions in teaching practice; identify how affectivity contributes to children's learning in Primary Education; specify the contributions of theorist Carl Rogers through his concept of meaningful learning and explore the role of the teacher as a facilitator of learning, as proposed by Carl Rogers. The methodological approach employed in this investigation is a bibliographic review, with results analyzed through a qualitative research method. Theoretical frameworks that supported this study include Cunha (2017), Rogers and Rosenberg (1977), and Rogers (1977, 1985, 1997). The findings indicate that affectivity is fundamental for promoting learning through the dynamics of teacher- student relationships, and also aids children's adaptation during the transition from Early Childhood Education to Primary Education. Moreover, it was found that Roger’s concept of meaningful learning integrates cognition and affectivity, with it’s facilitative qualities enhancing interpersonal relationships essential for fostering meaningful learning. A limitation of this study is the lack of further research on the practical application of affectivity in Primary Education settings. The study concludes that affectivity is crucial for creating favorable learning environments in Primary Education, though it’s full potential is constrained by the persistent influence of traditional education models.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-09T13:09:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KASS22112024.pdf: 484783 bytes, checksum: 5d6757c5ada62e501a73dafcd9ed29c7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-09T13:09:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KASS22112024.pdf: 484783 bytes, checksum: 5d6757c5ada62e501a73dafcd9ed29c7 (MD5) Previous issue date: 2024-10-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleA importância da afetividade no ensino fundamental para o estímulo à aprendizagem significativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Isabel Marinho da-
dc.description.resumoA transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental marca o rompimento abrupto de realidades, algo desafiador para as crianças. A extrema valorização do cognitivo no Ensino Fundamental gera reflexões sobre o que realmente pode contribuir para a construção de um ambiente que facilite o desenvolvimento do estudante nessa etapa. Este estudo objetiva analisar a importância da afetividade no Ensino Fundamental para o estímulo à aprendizagem significativa. Buscou-se analisara dimensão afetiva em sua importância para a prática docente; identificar como a afetividade contribui para a aprendizagem de crianças no Ensino Fundamental; especificar as contribuições do teórico Carl Rogers a partir de sua proposta de aprendizagem significativa e explorar a função do professor como facilitador da aprendizagem, conforme proposto por Carl Rogers. A abordagem metodológica utilizada para a presente investigação é a pesquisa bibliográfica e seus resultados foram analisados pelo método qualitativo de pesquisa. Algumas bases teóricas que embasaram esse estudo são Cunha (2017), Rogers e Rosenberg (1977) e Rogers (1977, 1985, 1997). Os resultados alcançados indicaram que a afetividade é fundamental para a promoção da aprendizagem por intermédio das relações entre professor-aluno, bem como, contribui para a adaptação das crianças na transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Constatou-se também que a propostade aprendizagem significativa Rogeriana envolve a união entre cognição e afetividade e as suas qualidades facilitadoras para o alcance da aprendizagem significativa reforçam as relações interpessoais para a sua facilitação. Um obstáculo que limitou aamplitude destes resultados foi a falta de mais pesquisas aludindo à aplicabilidade prática da afetividade em turmas do Ensino Fundamental. A pesquisa conclui que a afetividade é essencial para a criação de ambientes favoráveis de aprendizagem no Ensino Fundamental e que, algo que restringe a afetividade é o fato de que ainda imperam os reflexos de uma educação tradicionalista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KASS22112024.pdf473,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons