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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32784
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Maria Gabriele Ximenes dos Santos-
dc.date.accessioned2024-12-09T16:03:50Z-
dc.date.available2024-11-25-
dc.date.available2024-12-09T16:03:50Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32784-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the theoretical and practical approaches related to sexuality education within the school environment, based on field research conducted at the Colégio de Aplicação of the Federal University of Paraíba (Basic Education School – EEBAS). The research focused on the challenges and possibilities in the pedagogical practices of sexuality education in the daily life of Early Childhood Education. The study drew on post-structuralist theoretical frameworks concerning the historical constructions of childhood and sexuality, addressing issues related to teacher training and practice in Early Childhood Education from the perspective of sexuality education. A qualitative approach was adopted, using narrative interviews conducted with three teachers from CAP-EEBAS. The narratives reveal that themes of sexuality circulate in the school environment, particularly in discussions about sexual abuse prevention and body care. However, the teachers' statements highlight significant challenges, such as the conservatism present in school culture and the lack of appropriate teaching materials for addressing the topic. These factors limit the potential for more impactful sexuality education within the context of Early Childhood Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-09T16:03:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MGXSS25112024.pdf: 849011 bytes, checksum: e834cf7d7cfcf5571f6469ff3106319b (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducação para sexualidadept_BR
dc.titleEducação para sexualidade na educação infantil: desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas de professoras do Colégio de Aplicação - EEBAS/UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Robson Guedes da-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo analisar as abordagens teórico-práticas relacionadas à educação para sexualidade no âmbito escolar, a partir de uma pesquisa em campo no Colégio de Aplicação da Universidade Federal da Paraíba (Escola de Educação Básica – EEBAS), sobre os desafios e possibilidades nas práticas pedagógicas da educação para sexualidade no cotidiano da EducaçãoInfantil. A pesquisa se nutriu dos repertórios teóricos pós-estruturalistas em torno das construções históricas de infância e sexualidade, além de abordar questões relativas à formação e atuação docente na Educação Infantil a partir do campo da educação para sexualidade. O estudo abraça uma abordagem de cunho qualitativo, com o uso de entrevistas narrativas realizadas com três professoras do CAP-EEBAS. As narrativas evidenciam que as temáticas da sexualidade circulam no espaço escolar, especialmente em discussões sobre a prevenção ao abuso sexual e os cuidados com o corpo. No entanto, as falas das professoras noticiam desafios significativos, como o conservadorismo presente na cultura escolar e a escassez de materiais didáticos adequados ao tratamento da temática. Esses fatores limitam as possibilidades de uma educação para sexualidade mais potente no contexto da Educação Infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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