Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3279
metadata.dc.type: TCC
Title: Uma prática de leitura e escrita: o gênero notícia na sala de aula do ensino médio
metadata.dc.creator: Nascimento, Taynan Câmara do
metadata.dc.contributor.advisor1: Melo, Maria de Fátima Benício de
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Maria das Graças Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Assis, Maria Cristina de
metadata.dc.contributor.referee3: Martins, Eneida de Oliveira
metadata.dc.description.resumo: Neste trabalho, temos como principal objetivo relatar uma experiência do trabalho com jornal na sala de aula, propondo o contato com o Jornal da Paraíba, por meio de atividades voltadas para a prática de leitura e escrita de notícia impressa. A presente pesquisa busca analisar 08 (oito) produções textuais, evidenciando o domínio do gênero por meio das atividades de leitura e de escrita. O trabalho com jornal teve como propósito: a) analisar as características dos jornais impressos; b) explorar cadernos e seções do jornal, identificando assuntos noticiados; c) reconhecer a função social de cada notícia estudada; d) conhecer a estrutura composicional do gênero notícia e e) produzir notícias em sala de aula, desenvolvendo, assim, as competências leitora e escritora. Para isso, desenvolvemos atividades no 1º ano do ensino médio na E.E.E.F.M. Professor Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity, resultantes da participação no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal da Paraíba. O interesse por este trabalho surgiu mediante a falta de interesse dos alunos em ler o Jornal da Paraíba, e pela falta de estímulo para a leitura e escrita de textos nas aulas de Língua Portuguesa. Utilizamos como base teórica os seguintes autores: Bakhtin (1997), Lage (2001, 2011), Alves Filho (2011), Franceschini (2004), Caregnatto e Costa-Hübes (2009), Lara (2011), Benassi (2007), Medina (2001), PCNEM (2000), RCNEM-PB (2007), PCN (1998), OCEM´s (2006), Lopes-Rossi (2002) e Marcushi (2002). Baseando-nos no método da sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), partimos de uma produção, leituras de notícias, no Jornal da Paraíba, e solicitamos outra produção textual. Consideramos esse trabalho de grande relevância, uma vez que proporciona aos discentes a competência leitora, a autonomia na escrita e o conhecimento de um gênero familiar no meio social.
Abstract: In this work, we have as main objective to report an experience of working with newspaper in the classroom, proposing the contact with the Jornal da Paraíba, through activities aimed at the practice of reading and writing printed news. The present research seeks to analyze 8 textual productions, evidencing the mastery of the genre through reading and writing activities. The purpose of the paper work was to: a) analyze the characteristics of printed newspapers; b) explore notebooks and sections of the newspaper, identifying news items; c) recognize the social function of each news item studied; d) to know the compositional structure of the news genre and e) to produce news in the classroom, thus developing the reading and writing skills. For this, we developed activities in the 1st year of high school in E.E.E.F.M. Professor Luiz Gonzaga de Albuquerque Burity, resulting from the participation of the Institutional Program of the Initiation to Teaching Grant (PIBID) of the licentiate course in Portuguese Letters of the Federal University of Paraíba. The interest in this work was due to the lack of interest in reading the Jornal da Paraíba and the lack of encouragement to read and write texts in Portuguese language classes. We used as theoretical basis the following authors: Bakhtin (1997), Lage (2001, 2011), Alves Filho (2011), Franceschini (2004), Caregnatto and Costa-Hübes (2009), Lara (2011), Benassi Medina (2001), PCNEM (2000), RCNEM-PB (2007), PCN (1998), OCEM's (2006), Lopes-Rossi (2002) and Marcushi (2002). Based on the method of the didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), we start from a production, news reads, in the Jornal da Paraíba, and we request another textual production. We consider this work of great relevance, since it provides students with reading competence, autonomy in writing and the knowledge of a familiar gender in the social environment.
Keywords: Gênero textual
Gêneros escolares
Sequência didática
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3279
Issue Date: 23-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCN30112017.pdf3,51 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons