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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32795
Tipo: | TCC |
Título: | Resolução de problemas e atividades lúdicas no ensino de química: possibilidades para o conteúdo derivados dos ácidos carboxílicos |
Autor(es): | Silva, Valdei Melo da |
Primeiro Orientador: | Freitas, Amanda Pereira de |
Resumo: | A Química, como ciência empírica, investiga a composição, as propriedades e as transformações da matéria, oferecendo explicações para diversos fenômenos naturais. No entanto, embora relevante, os alunos a consideram uma disciplina complexa e desmotivante, devido à abstração dos conceitos e ao modelo tradicional de ensino baseado na memorização. Para superar esses desafios, é essencial adotar estratégias que conectem a Química ao cotidiano, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes. Metodologias como a Resolução de Problemas (RP) e atividades lúdicas não apenas estimulam autonomia, pensamento crítico e criatividade, mas também facilitam a compreensão dos conteúdos. A integração dessas abordagens pode favorecer o atendimento a diferentes estilos de aprendizagem, tornando as aulas mais eficazes e significativas. Baseado nesse cenário, este estudo tem como objetivo analisar as contribuições da Resolução de Problemas (RP) associada a atividades lúdicas no ensino do conteúdo derivados dos ácidos carboxílicos. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada em uma escola pública na cidade de Remígio - PB, envolvendo 48 estudantes da 3ª série do Ensino Médio. Os dados foram alcançados a partir da proposição de uma Sequência Didática (SD) com sete etapas, incluindo estratégias de Resolução de Problema, atividades lúdicas (modelagem molecular com jujubas, cruzadinhas e jogos de tabuleiro) e aulas expositivas. Os dados foram analisados com base nas categorias Respostas Satisfatórias (RS), Respostas Pouco Satisfatórias (RPS), Respostas Insatisfatórias (RI) e Não Responderam (NR). Os resultados indicaram que o uso integrado da RP e as estratégias lúdicas proporcionou maior engajamento e facilitou a compreensão dos conceitos abordados, tornando as aulas mais dinâmicas e interativas. Os estudantes participaram ativamente do processo de aprendizagem, mostrando evolução em suas respostas e maior domínio do conteúdo. Concluímos que a integração de abordagens como a Resolução de Problemas e as atividades lúdicas exerce um impacto positivo no ensino de Química, estimulando a motivação dos alunos e favorecendo um aprendizado mais eficaz, ao oferecer alternativas mais dinâmicas e envolventes em relação ao modelo tradicional. |
Abstract: | Chemistry, as an empirical science, investigates the composition, properties, and transformations of matter, providing explanations for various natural phenomena. However, although relevant, students consider it a complex and discouraging subject due to the abstraction of concepts and the traditional teaching model based on memorization. To overcome these challenges, it is essential to adopt strategies that connect Chemistry to everyday life, making lessons more dynamic and engaging. Methodologies such as Problem-Solving (PS) and playful activities not only stimulate autonomy, critical thinking, and creativity but also facilitate content comprehension. The integration of these approaches can favor addressing different learning styles, making lessons more effective and meaningful. Based on this scenario, this study aims to analyze the contributions of Problem-Solving (PS) associated with playful activities in teaching the content of carboxylic acid derivatives. The research, with a qualitative approach, was conducted in a public school in the city of Remígio - PB, involving 48 students from the 3rd grade of high school. The data were obtained through the proposition of a Didactic Sequence (DS) with seven stages, including Problem-Solving strategies, playful activities (molecular modeling with candies, crossword puzzles, and board games), and lectures. The data were analyzed based on the categories Satisfactory Responses (SR), Partially Satisfactory Responses (PSR), Unsatisfactory Responses (UR), and No Response (NR). The results indicated that the integrated use of PS and playful strategies provided greater engagement and facilitated the understanding of the addressed concepts, making lessons more dynamic and interactive. The students actively participated in the learning process, showing progress in their responses and greater mastery of the content. We conclude that the integration of approaches such as Problem-Solving and playful activities has a positive impact on Chemistry teaching, stimulating students' motivation and fostering more effective learning by offering more dynamic and engaging alternatives compared to the traditional model. |
Palavras-chave: | Abordagem baseada em problemas Práticas de aprendizagem lúdica Metodologias ativas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRÁRIAS::QUIMICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química e Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32795 |
Data do documento: | 28-Nov-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Medicina Veterinária |
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