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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32798
Tipo: Dissertação
Título: Extensão popular e educação popular : práticas educativas para descolonização da extensão universitária
Autor(es): Santos, José Ledy Carvalho
Primeiro Orientador: Cruz, Pedro José Santos Carneiro
Resumo: O presente estudo analisa a Extensão Popular na universidade, tomando como pressupostos as práticas educativas da Educação Popular no âmbito da extensão universitária, observando as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão Universidade Popular Vale do Gurguéia, na Universidade Federal do Piauí. Desde o surgimento da extensão na universidade observa-se uma relação de hegemonia e hierarquia de saberes produzidos na universidade em relação aos conhecimentos vivenciados nas comunidades. Nessa relação de saberes, a extensão universitária se constitui como um dos principais elementos para a difusão do conhecimento acadêmico para a sociedade, mas também pode ser influenciada por narrativas coloniais e sistemas de poder opressivos, afirmado por um paradigma de ciência europeizado. Historicamente, esse paradigma tem dado notoriedade e validade a conhecimentos considerados superiores em relação aos saberes produzidos em outros contextos, aspecto potencializado, sobretudo, pelo processo de dominação e subordinação por meio da colonização. Tal dominação expressada no campo do saber desencadeou resistências para a superação desse paradigma a partir da cultura e conhecimentos do Sul, sobretudo, da América Latina, numa perspectiva filosófica decolonial e descolonial. O objetivo deste estudo é identificar e valorizar as abordagens pedagógicas alternativas da extensão popular e da educação popular que promovem a descolonização da extensão universitária por meio da Extensão Popular e práticas educativas da Educação Popular, evidenciadas por potencialidades e desafios, em seu processo de promover uma ressignificação das práticas extensionistas universitária, por meio da superação do paradigma hegemônico de extensão, através da construção de uma perspectiva descolonial, dentro e fora do espaço acadêmico. O estudo vinculou-se à linha de pesquisa Educação Popular, em que seu processo metodológico orientou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa-ação, no qual foi realizada, uma revisão da literatura, além de, pesquisa documental, por meio de vídeo publicado no YouTube com depoimentos e relatos de bolsistas envolvidos em iniciativas de extensão popular e educação popular, nas experiências e vivências acumuladas no projeto de extensão Universidade Popular Vale do Gurguéia, na Universidade Federal do Piauí. Para a análise dos materiais pesquisados e dados coletados foi adotado o método hermenêutico-dialético, onde a construção do referencial teórico fundamentou-se nas produções epistemológicas de autoras e autores da Extensão Popular, Educação Popular, das pedagogias e filosofia da América Latina e da Extensão Universitária. O resultado esperado confluiu na explicitação de um conjunto de práticas e estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas e adaptadas para a extensão universitária onde busca-se ressignificar também as relações entre universidade e comunidade de maneira que se construa uma valorização dos conhecimentos e saberes populares na produção de conhecimento a partir do Sul do Mundo.
Abstract: The present study analyzes the Popular Extension in the university, taking as assumptions the educational practices of Popular Education within the scope of the University Extension, observing the actions developed by the extension project Popular University Vale do Gurguéia, at the Federal University of Piauí. Since the emergence of the extension in the university, there has been a relationship of hegemony and hierarchy of knowledge produced at university in relation to the knowledge experienced in the communities. In this relationship of knowledge, the university extension constitutes as one of the main elements for the dissemination of academic knowledge to society, but it can also be influenced by colonial narratives and oppressive power systems, affirmed by a paradigm of europeanized science. Historically, this paradigm has given notoriety and validity to knowledge considered superior to the knowledge produced in other contexts, aspect potentiated, above all, by the process of domination and subordination through colonization. Such domination expressed in peasant of knowledge has triggered resistance to the overcoming of this paradigm from the culture and knowledge of the South, especially Latin America, in a philosophical perspective decolonial and decolonical. The aim of this study is to identify and value the alternative pedagogical approaches of the popular extension and popular education that promote the decolonization of the university extension through the Popular Extension and educational practices of popular education, evidenced by potentialities and challenges, in its process of promoting a resignification of the extensionist practices university, through the overcoming of the hegemonic paradigm of extension, by the construction of a decolonial perspective, within and outside the academic space. The study was linked to the research line of Popular Education, in which its methodological process was guided by a qualitative approach, of the type research-action, which was carried out, a review of the literature, in addition to, documentary research, by means of video published on YouTube with testimonies and reports of scholars involved in initiatives of popular extension and popular education, in the experiences and experiences accumulated in the project of extension Popular University Vale do Gurguéia, at the Federal University of Piauí. For the analysis of the researched materials and data collected was adopted the hermeneutic-dialectical method, where the construction of the theoretical reference was based on the epistemological productions of authors and authors of the Popular Extension, Popular Education, the pedagogies and philosophy of Latin America and the University Extension. The expected result was the explicitation of a set of pedagogical practices and strategies that can be used and adapted for the university extension where it seeks to resignify also the relations between university and community in a way that builds a valuation of the popular knowledge and knowledge in the production of knowledge from the South of the World.
Palavras-chave: Extensão universitária - Educação popular
Extensão popular - Universidade
Extensão universitária - Descolonialidade
Extensão universitária - Práticas educativas
Popular Extension
Popular Education
Decolonization
Educational Practices
University extension
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32798
Data do documento: 28-Set-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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