Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32803
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Anna Carolina Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-12-10T13:00:17Z-
dc.date.available2024-12-10T13:00:17Z-
dc.date.issued2024-10-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32803-
dc.description.abstractMaking quick and assertive decisions is a necessity for microentrepreneurs, mainly due to uncertain scenarios and constant changes. In this context, Intuition becomes an important decision tool capable of bringing effective results. The present work aims to understand the adoption of Intuition in decision-making by microentrepreneurs in the city of Belém-PB. Decisions made based on intuition are often used when there is a lack of resources or information and time available to make more informed and deliberate decisions. To this end, a qualitative methodological approach was adopted, described as research with a descriptive and exploratory character, so that data were collected through semi-structured interviews with 13 microentrepreneurs, such as: Decisions based on market trends; Intuitive decisions based on past experiences; and Use of intuition in uncertain scenarios. Therefore, it is concluded that Intuition, in fact, is a necessary tool in the daily lives of micro-entrepreneurs in Belém, as they are constantly faced with uncertain situations and need to make quick decisions in a limited time, and the use of Intuition facilitates this process, since The experiences and knowledge acquired throughout life increase confidence in decision-making and help to predict risks and identify business opportunities.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruna Morais (brunamorais@cchsa.ufpb.br) on 2024-12-10T13:00:17Z No. of bitstreams: 2 Anna Carolina Rodrigues da Silva.pdf: 29429024 bytes, checksum: 47893406226648c01898de637a4309a0 (MD5) Anna Carolina Rodrigues da Silva_termo.pdf: 204122 bytes, checksum: 1b258a5c367250bd34a3eeabd8f8832d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-10T13:00:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Anna Carolina Rodrigues da Silva.pdf: 29429024 bytes, checksum: 47893406226648c01898de637a4309a0 (MD5) Anna Carolina Rodrigues da Silva_termo.pdf: 204122 bytes, checksum: 1b258a5c367250bd34a3eeabd8f8832d (MD5) Previous issue date: 2024-10-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectIntuiçãopt_BR
dc.subjectMicroempreendedorespt_BR
dc.subjectDecisãopt_BR
dc.titleTomada de decisão e intuição: um estudo com microempreendedores do município de Belém-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Milene Felix de-
dc.description.resumoA Tomada de Decisões rápidas e assertivas é uma necessidade de microempreendedores, sobretudo devido aos cenários incertos e de constante mudanças. Neste contexto, a Intuição se torna uma importante ferramenta de decisão capaz de trazer resultados efetivos. O presente trabalho tem como objetivo compreender a adoção da Intuição na tomada de decisão por microempreendedores da cidade de Belém-PB. Decisões tomadas com base em Intuição são bastantes utilizadas quando há falta de recursos ou informações e tempo disponível para tomar decisões mais informadas e deliberadas. Para tanto, foi adotada uma abordagem metodológica qualitativa, caracterizada como uma pesquisa com caráter descritivo e exploratório, de modo que os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada com 13 microempreendedores, tais como: Decisões baseadas nas tendências de mercado; Decisões intuitivas baseadas em experiências passadas; e Uso da intuição em cenários de incerteza. Portanto, conclui-se que a Intuição, de fato, é uma ferramenta indispensável no cotidiano dos microempreendores beleneses, pois eles deparam constantemente com situações de incertezas e precisam tomar decisões rápidas em tempo limitado, e o uso da Intuição facilita esse processo, visto que as experiências e o conhecimento adquiridos ao longo da vida aumentam a confiança na tomada de decisões e ajudam a prever riscos e identificar oportunidades de negócio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Anna Carolina Rodrigues da Silva.pdf28,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.