Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32812
Tipo: Tese
Título: Educar e civilizar o Brasil na obra do médico missionário João Gomes da Rocha : intelectual da educação protestante (1924-1957)
Autor(es): Freitas Junior, Cleofas Lima Alves de
Primeiro Orientador: Costa, Jean Carlo de Carvalho
Resumo: A tese consistiu em analisar a atuação do médico missionário João Gomes da Rocha como intelectual da educação protestante que na sua obra pensou a construção de um Brasil moderno, civilizado e educado, no período de 1924 a 1957. Assim, ressaltam-se três pressupostos durante a pesquisa: a) Os diversos aspectos na constituição de Rocha como intelectual da educação protestante no Brasil, com destaque a herança educacional, religiosa e musical legada pelo casal Kalley e sua atuação como médico missionário; b) a sua participação ativa ao pensar a transformação do Brasil por meio da educação pela música em seu trabalho musical; c) a sua atuação ativa ao pensar o Brasil através da educação pela história em seu fazer historiográfico. Com base no referencial do Contextualismo Linguístico, os estudos de história cultural, de história das mulheres e relações de gênero, com o uso de noções como representações, sensibilidade, identidade e apropriação. Os resultados foram organizados em três conjuntos durante a pesquisa. No primeiro conjunto, analisou-se a constituição de João Gomes da Rocha como intelectual da educação protestante no Brasil na primeira década do século XX, por meio de um olhar atento aos fragmentos que formaram a sua vida e projeto intelectual, especialmente a sua escrita de si, quando se ultrapassou a narrativa oficial objetiva, sintática e reducionista sobre sua vida de Rocha. Baseado em Sirinelli demonstrou-se que Rocha foi um intelectual da educação protestante no Brasil, “criador cultural” que participou da produção artística e literária, por meio de uma atuação ativa na construção do saber em nosso país a partir da perspectiva protestante. Também foi um “mediador cultural” que contribuiu para divulgar e popularizar os conhecimentos dessa criação sob o olhar da fé protestante, porque se engajou e interveio em ações que legitimaram a sua defesa da modernização do Brasil com a implantação do protestantismo. No segundo, verificou-se as representações do Brasil Civilizado Protestante na Coleção Salmos e Hinos, compilados por João Gomes da Rocha, publicado em 1924, que buscou promover nos fiéis a educação protestante pela música. Essa instrução foi lograda por meio de uma leitura minuciosa das diversas imagens produzidas nas músicas dedicadas à educação das crianças, aos cultos nos lares, as escolas diárias, as escolas dominicais, aos jovens e a pátria. Realizou-se este feito dividindo em três partes: a primeira trata sobre a educação das crianças; a segunda refere-se à educação das famílias e a terceira sobre a educação nas escolas para formação de uma nação civilizada. Demonstrou-se o objetivo da Coleção em ser um livro “útil” e “atrativo” para que os fiéis adorem e louvem a Deus com música de qualidade. Bem como, a importância da música para a implantação da civilização protestante no mundo que consistiu em promover a salvação por meio da evangelização: publicar o amor singular à humanidade em Jesus Cristo e cumprir com fidelidade a nobre e sublime empresa evangelizadora por Ele mesmo confiada à sua Igreja. No terceiro conjunto, analisou-se as representações da Educação Protestante no Brasil do Século XIX, formuladas por Rocha, na Coleção Lembranças do Passado, na promoção da educação pela história. Nesta Coleção, em quatro volumes, educou os fiéis protestantes na primeira metade do século XX, com uma narrativa histórica do programa civilizatório empreendido pelo casal Robert Reid Kalley e Sarah Poulton Kalley, resultando na fundação da Igreja Evangélica Fluminense no final do século XIX. Dessa maneira, Rocha, em sua Coleção, criou imagens diversas sobre ser protestante, tendo o casal Kalley como protagonistas e a participação ativa dos fiéis da Igreja Evangélica Fluminense. Desta forma, foi possível classificar essas imagens da educação protestante em três partes: a) as sociedades bíblicas, a realidade brasileira e a intolerância religiosa; b) os livros, a leitura, a centralidade da Bíblia e as escolas; d) o casamento e a educação da família.
Abstract: The thesis consisted of analyzing the performance of the missionary doctor João Gomes da Rocha as an intellectual of Protestant education who, in his work, thought about the construction of a modern, civilized and educated Brazil, in the period from 1924 to 1957. Thus, three assumptions stand out during the research: a) The various aspects of Rocha's constitution as an intellectual of Protestant education in Brazil, with emphasis on the educational, religious and musical heritage bequeathed by the Kalley couple and his work as a missionary doctor; b) his active participation in thinking about the transformation of Brazil through education through music in his musical work; c) his active role in thinking about Brazil through education through history in his historiographical work. Based on the framework of Linguistic Contextualism, studies of cultural history, women's history and gender relations, using notions such as representations, sensitivity, identity and appropriation. The results were organized into three sets during the research. In the first set, the constitution of João Gomes da Rocha as an intellectual of Protestant education in Brazil in the first decade of the 20th century was analyzed, through a close look at the fragments that formed his life and intellectual project, especially his writing itself, when Rocha's objective, syntactic and reductionist official narrative about his life was surpassed. Based on Sirinelli, it was demonstrated that Rocha was an intellectual of Protestant education in Brazil, a “cultural creator” who participated in artistic and literary production, through an active role in the construction of knowledge in our country from the Protestant perspective. He was also a “cultural mediator” who contributed to disseminating and popularizing the knowledge of this creation from the perspective of the Protestant faith, because he engaged and intervened in actions that legitimized his defense of the modernization of Brazil with the implementation of Protestantism. In the second, there were representations of Civilized Protestant Brazil in the Psalms and Hymns Collection, compiled by João Gomes da Rocha, published in 1924, which sought to promote Protestant education through music among the faithful. This instruction was achieved through a thorough reading of the various images produced in the songs dedicated to the education of children, worship in homes, daily schools, Sunday schools, young people and the country. This feat was divided into three parts: the first deals with children's education; the second refers to family education and the third to education in schools to form a civilized nation. The objective of the Collection was demonstrated to be a “useful” and “attractive” book for the faithful to worship and praise God with quality music. As well as the importance of music for the implantation of Protestant civilization in the world, which consisted of promoting salvation through evangelization: publishing the unique love for humanity in Jesus Christ and faithfully fulfilling the noble and sublime evangelizing enterprise entrusted by Himself to your Church. In the third set, the representations of Protestant Education in Brazil in the 19th Century were analyzed, formulated by Rocha, in the Memories of the Past Collection, in promoting education through history. In this Collection, in four volumes, he educated the Protestant faithful in the first half of the 20th century, with a historical narrative of the civilizational program undertaken by the couple Robert Reid Kalley and Sarah Poulton Kalley, resulting in the founding of the Fluminense Evangelical Church at the end of the 19th century. In this way, Rocha, in his Collection, created different images about being Protestant, with the Kalley couple as protagonists and the active participation of the faithful of the Fluminense Evangelical Church. In this way, it was possible to classify these images of Protestant education into three parts: a) biblical societies, Brazilian reality and religious intolerance; b) books, reading, the centrality of the Bible and schools; d) marriage and family education.
Palavras-chave: Gomes da Rocha, João, 1861-1947
Educação protestante
Intelectuais protestantes
História da educação
Protestant Civilization
Protestant Intellectual
History of Protestant Education
History of Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32812
Data do documento: 30-Ago-2023
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CleófasLimaAlvesDeFreitasJúnior_Tese.pdf1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons