Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantiago, Tamires de Lima-
dc.date.accessioned2017-12-19T13:35:33Z-
dc.date.available2017-12-14-
dc.date.available2017-12-19T13:35:33Z-
dc.date.issued2017-11-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3282-
dc.description.abstractThe analysis of class recordings made in 2016 with students from the Exchange Program for Undergraduate Students (PEC-G) revealed that one of the difficulties presented by them was the pronunciation of the Brazilian Portuguese rhotics, which is realized with a typical uvular fricative consonant of French. This is a common phenomenon in the learning process of a second language and occurs by replacing the target language phonemes with the mother tongue ones, which often characterizes the foreign accent. The teaching of pronunciation is a way that can help student to perceive the peculiarities of the language that is being studied, and to allow an awareness of what is required to improve. However, pronunciation teaching is often placed in the background or just ignored, especially in the teaching materials, which hinders or delays learning. This work sought to observe the influence of explicit instruction in pronunciation teaching of the alveolar tap and velar fricative from Brazilian Portuguese to francophone students, based on Zimmer (2006), Nishida (2005) and Guedes and Gomes (2010). The data was based on the recordings of two lessons with the 2017 PEC-G students, right before and after an application of pronunciation exercises. Those exercises took place in two stages: the first, around May and June, and the second around August and October 2017; and they consisted in exposing the articulatory processes of phonemes in Brazilian Portuguese and reading skill, initially, saying words and then phrases. The data analysis revealed that there was a meaningful improvement in the students‟ performance with the consonants as well as the capability of recognizing their phonological proper environments.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-19T13:35:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TLS14122017.pdf: 2132021 bytes, checksum: d3f9d01e16e7dbe841dbc7fcd0aebe9f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T13:35:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) TLS14122017.pdf: 2132021 bytes, checksum: d3f9d01e16e7dbe841dbc7fcd0aebe9f (MD5) Previous issue date: 2017-11-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectInstrução fonética explícitapt_BR
dc.subjectFonética articulatóriapt_BR
dc.subjectRóticospt_BR
dc.subjectPortuguês como segunda línguapt_BR
dc.titleInstrução explícita no ensino de pronúncia das consoantes tap alveolar e fricativa velar do português brasileiro para estudantes francófonos do PEC-Gpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Stein, Cirineu Cecote-
dc.contributor.referee1Pedrosa, Juliene Lopes Ribeiro-
dc.contributor.referee2Poll, Margarete Von Mühlen-
dc.contributor.referee3Ribeiro, Maria das Graças Carvalho-
dc.description.resumoA partir da análise de gravações realizadas no ano de 2016 com estudantes do Programa de Estudantes-Convênio e Graduação (PEC-G), percebeu-se que uma das dificuldades apresentadas por eles foi a pronúncia dos róticos do português brasileiro, que ocorreu muitas vezes com a consoante fricativa uvular, típica do francês. Essa transferência é comum no aprendizado de uma segunda língua e ocorre por meio da substituição dos fonemas da língua-alvo pelos da língua materna, o que é uma das características do sotaque estrangeiro. O ensino de pronúncia é um meio que pode auxiliar o aluno a perceber as peculiaridades da língua que está aprendendo e assim ter consciência do que precisa melhorar. Porém, o ensino de pronúncia costuma ser colocado em segundo plano, principalmente em materiais didáticos, o que dificulta ou retarda o aprendizado. Diante disso, este trabalho buscou observar a influência da instrução explícita no ensino de pronúncia das consoantes tap alveolar e fricativa velar do português brasileiro para francófonos, com base em Zimmer (2006), Nishida (2005) e Guedes e Gomes (2010). A coleta de dados ocorreu por meio de duas gravações com os alunos do PEC-G da turma de 2017, antes e após a aplicação de exercícios de explicitação de pronúncia e de ambientes fonológicos das consoantes em questão. Esses exercícios aconteceram em duas etapas: a primeira entre os meses de maio e junho e a segunda entre agosto e outubro; e consistiram na exposição dos processos articulatórios dos fonemas do português e na leitura, inicialmente, de palavras e de frases. A análise dos dados revelou que houve uma melhora significativa no desempenho dos estudantes, visto terem conseguido não só realizar, na maioria dos casos, as consoantes, como também reconhecerem os ambientes de cada uma delas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TLS14122017.pdf2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons