Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32831
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Valda Lígia Justino Maurício-
dc.date.accessioned2024-12-11T15:53:00Z-
dc.date.available2024-11-26-
dc.date.available2024-12-11T15:53:00Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32831-
dc.description.abstractThis study investigates how the encouragement of reading in childhood, through formative experiments carried out in a 1st year class of Elementary School, contributes to the integral development of students. The methodology used is qualitative, based on autobiographical narratives that reflect the pedagogical experiences of the regent teacher. The main objective is to analyze how the formative experiments carried out by the teacher, based on her practices of encouraging reading, influence the development of students in a class of the 1st year of Elementary School, based on her autobiographical narrative. The study seeks to identify the challenges faced and the possibilities of improving these practices, considering the school context and the experiences of the teacher herself. The research shows how the role of the educator is fundamental for the construction of a positive relationship with reading, reflecting on pedagogical practices and their implications for cognitive development and emotional of the children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-12-11T15:53:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VLJMM26112024.pdf: 917141 bytes, checksum: 3bf974a5d37165f893c05ffbe4b285a1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-11T15:53:00Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VLJMM26112024.pdf: 917141 bytes, checksum: 3bf974a5d37165f893c05ffbe4b285a1 (MD5) Previous issue date: 2024-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.titleO incentivo da leitura na infância: experimentações formativas em uma turma de 1º ano dos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Robson Guedes da-
dc.description.resumoEste estudo investiga como o incentivo à leitura na infância, por meio de experimentações formativas realizadas em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, contribui para o desenvolvimento integral dos alunos. A metodologia utilizada é qualitativa, baseada em narrativas autobiográficas que refletem as experiências pedagógicas da professora regente. O objetivo principal é analisar como as experimentações formativas realizadas pela docente, a partir de suas práticas de incentivo à leitura, influenciam o desenvolvimento dos alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, com base em sua narrativa autobiográfica. O estudo busca identificar os desafios enfrentados e as possibilidades de aprimoramento dessas práticas, considerando o contexto escolar e as vivências da própria docente. A pesquisa evidencia como o papel do educador é fundamental para a construção de uma relação positiva com a leitura, refletindo sobre as práticas pedagógicas e suas implicações no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VLJMM26112024.pdf895,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons