Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3284
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Rafael Fernandes de-
dc.date.accessioned2017-12-19T14:36:50Z-
dc.date.available2017-12-06-
dc.date.available2017-12-19T14:36:50Z-
dc.date.issued2017-11-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3284-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-19T14:36:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RFC06122017.pdf: 6451955 bytes, checksum: c82e575f1a235a17a5fed295952cc219 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T14:36:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RFC06122017.pdf: 6451955 bytes, checksum: c82e575f1a235a17a5fed295952cc219 (MD5) Previous issue date: 2017-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectÁrea de figuras planaspt_BR
dc.subjectComposição de figuraspt_BR
dc.subjectDecomposição de figuraspt_BR
dc.subjectDidactic bookpt_BR
dc.subjectArea of flat figurespt_BR
dc.subjectComposition of figurespt_BR
dc.subjectDecomposition of figurespt_BR
dc.titleA obtenção da fórmula de área por meio da composição e decomposição de figuras planas: uma análise do livro didáticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Cristiane Fernandes de-
dc.description.resumoO principal objetivo desse trabalho de conclusão de curso é analisar se alguns livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental abordam as fórmulas de cálculo de área de polígonos utilizando a técnica de decomposição e composição de figuras planas. Na pesquisa descrevemos as propostas trazidas em alguns documentos oficiais sobre o cálculo de área de figuras planas e comparamos as propostas didáticas desses documentos com a abordagem trazida nos livros didáticos sobre a obtenção de fórmulas de área, fazendo um contraponto entre as propostas e essas abordagens.Em relação aos nossos objetivos, a pesquisa é do tipo exploratória e caracterizada como uma pesquisa documental, pois buscou analisar as abordagens presentes nos livros didáticos adotados pelos professores da escola municipal e estadual do município de Rio Tinto-PB. Para fundamentação teórica da nossa pesquisa, recorremos as autores que falam sobre a História da Matemática, fazendo um breve histórico do cálculo de área. Também abordamos o estudo de área enquanto grandeza geométrica, e em seguida destacamos as propostas de ensino contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN acerca do cálculo de área das figuras planas. Abordamos também o bloco das Grandezas e Medidas e o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC sobre esse bloco, como também abordamos as grandezas geométricas segundo o Guia do Programa Nacional do Livro Didático - PNLD 2017. Verificamos que os livros analisados abordam as fórmulas de cálculo de área de alguns polígonos utilizando métodos de decomposição e composição de figuras planas, decompondo as figuras principalmente em triângulos e retângulos, procurando compô-las a fim de formar figuras cuja área já se saiba calcular, para posteriormente fazer a dedução das fórmulas de cálculo de área dos polígonos. Observamos que um dos livros faz uma abordagem mais significativa acerca da composição e decomposição das figuras planas para se chegar ao cálculo de área, como orientam os documentos oficiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RFC06122017.pdf6,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons