Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32854
Tipo: | TCC |
Título: | A ludicidade no processo de alfabetização e letramento: uma experiência a partir da residência pedagógica |
Autor(es): | Pessoa, Rafaela da Costa |
Primeiro Orientador: | Batista, Aline Cleide |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre a ludicidade no processo de alfabetização e letramento, por meio de uma pesquisa qualitativa com abordagem de pesquisa-ação, realizada no contexto do Programa Residência Pedagógica (PRP), núcleo de Pedagogia do Campus IV, UFPB O objetivo principal foi entender como práticas lúdicas podem contribuir para aprendizagem de crianças em fase de alfabetização e letramento, promovendo não apenas o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita, mas também a motivação e participação ativa dos alunos. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Adailton Coelho Costa na cidade de MamanguapePB, onde foram realizadas observações e regência na turma do 1º ano do Ensino Fundamental. Durante a regência foram realizadas atividades lúdicas, nas quais foram jogos, dinâmicas e contação de histórias, com o intuito de observar o impacto dessas práticas no desempenho e na participação dos estudantes. Os dados foram coletados por meio de observações, desempenho dos alunos ao realizar as atividades, permitindo uma reflexão sobre as metodologias utilizadas. Os resultados obtidos indicam que as atividades lúdicas favorecem um ambiente de aprendizagem mais colaborativo e inclusivo, estimulando a criatividade e o interesse dos alunos, principalmente no 1° ano, pois estão inseridos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto a ludicidade mostrou-se eficaz para desenvolver a linguagem e a socialização, tornando o processo de alfabetização e letramento mais significativo e interdisciplinar. Conclui-se que, inserir os recursos lúdicos no ensino de alfabetização e letramento, é uma estratégia essencial, capaz de transformar a prática pedagógica e promover um aprendizado mais eficaz e significativo. |
Abstract: | This paper presents a study on playfulness in the literacy and literacy process, through a qualitative research with an action research approach, carried out in the context of the Pedagogical Residency Program (PRP), Pedagogy center of Campus IV, UFPB. The main objective was to understand how playful practices can contribute to the learning of children in the literacy and literacy phase, promoting not only the development of reading and writing skills, but also the motivation and active participation of students. The research was carried out at the Dr. Adailton Coelho Costa Municipal Elementary School in the city of Mamanguape-PB, where observations and teaching were carried out in the 1st grade class of Elementary School. During the teaching, playful activities were carried out, in which there were games, dynamics and storytelling, with the aim of observing the impact of these practices on the performance and participation of students. Data were collected through observations, student performance when carrying out the activities, allowing a reflection on the methodologies used. The results obtained indicate that playful activities favor a more collaborative and inclusive learning environment, stimulating students' creativity and interest, especially in the 1st grade, since they are included in the initial years of Elementary School. Therefore, playfulness proved to be effective in developing language and socialization, making the literacy and literacy process more meaningful and interdisciplinary. It is concluded that including playful resources in literacy and literacy teaching is an essential strategy, capable of transforming pedagogical practice and promoting more effective and meaningful learning. |
Palavras-chave: | Alfabetização e letramento Ludicidade Residência pedagógica |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32854 |
Data do documento: | 22-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RafaeladaCostaPessoa_TCC.pdf | TCC | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
RafaeladaCostaPessoa_TERMO.pdf | TERMO | 418,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons