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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32862
Tipo: Dissertação
Título: Produtos técnicos e tecnológicos de mestrados profissionais e suas contribuições para a gestão da educação superior
Autor(es): Cunha, Amanda Santos Lima da
Primeiro Orientador: Lima, Aline Venceslau Vieira de
Primeiro Coorientador: Pontes, Ana Paula Furtado Soares
Resumo: Os cursos de mestrados profissionais surgiram como uma modalidade de pós-graduação stricto sensu no Brasil, regulamentada em 1998, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A principal característica de um mestrado profissional é a previsão de elaboração de um produto final, direcionado à solução de um problema real na área de atuação profissional do discente. Considerando a relevância e o impacto dessas produções nos diversos setores da sociedade, a CAPES iniciou um processo de aprimoramento do seu sistema de avaliação de pós-graduação, o que inclui os produtos técnicos e tecnológicos (PTT) desenvolvidos no âmbito dos mestrados profissionais. Nesse cenário, uma nova ficha de avaliação foi definida pela CAPES, com vigência a partir de 2019, a fim de estabelecer critérios e tipologias de avaliação padronizados para cada área. O problema de pesquisa concentrou-se em investigar como se configuram os PTT elaborados nos mestrados profissionais da Área 38 – Educação, como eles contemplam a demanda da gestão da educação superior e se foram elaborados em consonância com as novas tipologias da ficha de avaliação. O objetivo principal foi analisar os produtos técnicos e tecnológicos relacionados à Gestão da Educação Superior, elaborados no período de 2019 a 2022, em mestrados profissionais da área de Educação. A presente investigação assumiu uma abordagem qualitativa, exploratória e descritiva a partir de um levantamento bibliográfico, para sustentação do aporte teórico, e documental, com a coleta de dissertações, produtos e documentos orientadores da CAPES. Foram levantadas 326 dissertações, a partir das quais identificou-se um total de 44 produtos técnicos e tecnológicos, relacionados ao foco desta pesquisa. Os resultados indicaram que os PTT foram elaborados em conformidade com as tipologias previstas na nova ficha de avaliação da área de educação, se concentraram na tipologia de materiais didáticos e instrucionais e buscaram atender diversas demandas da gestão da educação superior. Como produto final desta pesquisa, elaborou-se o catálogo de PTT sobre gestão da educação superior, com o propósito de publicizar esses produtos e estimular o debate acerca da necessidade de regulamentação e de desenvolvimento de novas tipologias de produtos.
Abstract: Professional master's courses emerged as a stricto sensu postgraduate modality in Brazil, regulated in 1998 by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). The main characteristic of a professional master's degree is the provision for prepare a final product, aimed at solving a real problem in the student's area of professional activity. Considering the relevance and impact of these productions on different sectors of society, CAPES began a process of improving its postgraduate evaluation system, which includes technical and technological products (PTT) developed within the scope of professional master's degrees. In this scenario, a new evaluation form was defined by CAPES, effective from 2019, in order to establish standardized evaluation criteria and typologies for each area. The research problem focused on investigating how the PTT prepared in professional master's degrees in Area 38 - Education are configured, how they contemplate the demands of higher education management and whether they were prepared in line with the new typologies of the evaluation form. The main objective was to analyze the technical and technological products related to Higher Education Management and prepared, in the period from 2019 to 2022, in professional master's degrees in the field of Education. This research adopted a qualitative, exploratory and descriptive approach based on a bibliographical survey to support the theoretical and documentary contribution, in addition to collecting dissertations, products and guiding documents from CAPES. 326 dissertations were collected, from which a total of 44 technical and technological products were identified, related to the focus of this research. The results indicated that the PTT were prepared in accordance with the typologies provided for in the new evaluation form for the area of education, focused on the typology of teaching and instructional materials and sought to meet various demands of higher education management. As a final product, the PTT catalog on higher education management was obtained, with the purpose of publicizing these products and stimulating debate about the need for regulation and development of new typologies.
Palavras-chave: Educação superior
Mestrado profissional
Gestão - Educação superior
Produtos técnicos e tecnológicos
Professional master’s degree
Higher education management
Technical and technological products
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32862
Data do documento: 10-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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