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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3286
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCordeiro, Ana Beatriz de Albuquerque Aragão-
dc.date.accessioned2017-12-19T14:55:41Z-
dc.date.available2017-11-16-
dc.date.available2017-12-19T14:55:41Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3286-
dc.description.abstractLearning materials are worldwide used as facilitators in the teaching-learning process. In foreign language teaching, this is not different, and it is important to emphasize that the number of scientific studies focusing on such materials is increasing in Brazil (DAMIANOVIC, 2007; DIAS E CRISTOVÃO, 2009; among others). When we consider learning materials for visually impaired students, however, we still find some gaps in the literature. In the light of this, and in order to ensure the right to education, which is something inherent to all citizens, the adaptation of materials is necessary. Such process, however, offers some difficulties if we take into consideration some heterogeneous groups of students, since adaptation means modifying preexisting materials in such a way that some improvement, related to a particular group, can be made (TOMLINSON, 2011). This paper, thus, aimed at investigating the different steps concerning the learning materials adaptation process for a group of visually impaired students in a specialized school (Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha - ICPAC) to identify challenging and/or deterrent aspects of this process. For doing so, we took into consideration both the researcher´s and the trainee teachers’ experience. As to our corpus it consisted of notes, which were taken by the researcher, as well as interviews with some IPAC trainee teachers. The analysis of the interviews, as well as the researcher´s experience, revealed the need for the Teaching Degree in English – Universidade Federal da Paraíba – UFPB to have greater focus on the learning materials adaptation process for visually impaired students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-19T14:55:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ABAAC30112017.pdf: 1212685 bytes, checksum: b54412fa17b07bd76bf4c32d175d816f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectMaterial didático- adaptação.pt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.titleA adaptação de material didático para pessoas com deficiência visual como prática formativa de professores de língua inglesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medrado., Betânia Passos-
dc.description.resumoMateriais didáticos são mundialmente utilizados como facilitadores do processo de ensino aprendizagem. Em salas de aula de línguas estrangeiras isso não é diferente, e o número de trabalhos científicos que enfocam os materiais como seu objeto de pesquisa no Brasil vem crescendo nas últimas décadas (DAMIANOVIC, 2007; DIAS E CRISTOVÃO, 2009; entre outros). Entretanto, quando tratamos de materiais didáticos para alunos com deficiência visual encontramos lacunas na literatura. Face a isso, e para assegurar o direito à educação inerente à todos os cidadãos, a adaptação de materiais se faz necessária. Esse processo, entretanto, tem suas dificuldades considerando uma turma heterogênea de alunos, uma vez que adaptar é modificar materiais de forma a melhorá-los para um ou para um grupo de alunos em particular (TOMLINSON, 2011). Essa monografia objetivou investigar as etapas de um processo de adaptação de material didático para um grupo de alunos com deficiência visual em uma escola especializada a partir da experiência da pesquisadora e de estagiários do Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha (ICPAC) para identificar os aspectos desafiadores e/ou impeditivos desse processo. O corpus deste trabalho consiste em notas de campo realizadas pela pesquisadora e entrevistas feitas com estagiários do ICPAC. A análise das entrevistas e a experiência da pesquisadora evidenciaram a necessidade de maior enfoque acerca do processo de adaptação de materiais para alunos com deficiência no Curso de licenciatura de Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

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