Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Edson Ferreira de-
dc.date.accessioned2024-12-16T16:09:56Z-
dc.date.available2024-12-16T16:09:56Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32888-
dc.description.abstractAccounting, as a science and profession, has deep historical and social roots from its records of regular occupation that date back to antiquity, and has undergone several technical and professional adaptations due to technological, economic, social, as well as historical changes, such as Modernity Liquid.. This work aims to understand the perceptions about the challenges of generation Z students regarding building a career in accounting from the perspective of students at the Federal University of Paraíba, using the theoretical background of the concept of liquid modernity proposed by Bauman(2001).. In a qualitative way, constructed through 13 interviews using a semi-structured questionnaire, transcribed and presented using the template analysis technique to construct the data presented. The results indicate that subcategories such as job market uncertainty, technology and new forms of work are points presented by these students. The research contributed to discussions about a career in accounting and its sustainability, reflecting on the challenges and visions of this career in postmodern society.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-12-13T16:21:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFA13122024.pdf: 525994 bytes, checksum: 88b563df814981bdba27ef0c570ef0c2 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-12-16T16:09:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFA13122024.pdf: 525994 bytes, checksum: 88b563df814981bdba27ef0c570ef0c2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-16T16:09:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EFA13122024.pdf: 525994 bytes, checksum: 88b563df814981bdba27ef0c570ef0c2 (MD5) Previous issue date: 2023-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectModernidade líquidapt_BR
dc.subjectGeração Zpt_BR
dc.titleDesafios e percepções dos discentes da Geração Z na profissão contábil: uma análise a luz da modernidade liquidapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Rossana Guerra de-
dc.description.resumoA Contabilidade, enquanto uma ciência e profissão, apresenta profundas raízes históricas e sociais dos seus registros de ocupação regular que remontam à antiguidade, e tem sofrido diversas adaptações técnicas e profissionais devido às mudanças tecnológicas, econômicas, sociais, além de históricas, como a Modernidade Líquida.. Este trabalho tem como objetivo conhecer as percepções sobre os desafios dos discentes da geração Z acerca da construção da carreira em contabilidade a partir da visão dos discentes da Universidade Federal da Paraíba, utilizando o fundo teórico do conceito de da modernidade líquida proposta por Bauman(2001).. De forma qualitativa, construída através de 13 entrevistas por questionário semiestruturado, transcrita e apresentada pela técnica de template analysis para a construção dos dados apresentados. Os resultados indicam que as subcategorias como a incerteza do mercado de trabalho, a tecnologia e as novas formas de trabalhos são pontos apresentados por esses discentes. A pesquisa contribuiu para as discussões acerca da carreira em contabilidade e sua sustentabilidade, refletindo sobre os desafios e visões dessa carreira na sociedade pós moderna.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EFA13122024.pdf513,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons