Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32889
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDornelas, Eduardo Daniel de Souza-
dc.date.accessioned2024-12-16T16:11:43Z-
dc.date.available2024-12-16T16:11:43Z-
dc.date.issued2023-10-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32889-
dc.description.abstractThe main objective of the research is to highlight the potential that SWOT analysis can bring to strategic management in a supermarket chain. Regarding methodological procedures, this study has a descriptive characteristic, it is also bibliographic and a case study. The research was carried out on site in a supermarket chain located in the northeast region. The collection instrument was a semi-structured interview applied at the administrative headquarters of a supermarket chain with managers from the Presidency, Accounting, Marketing, Human Resources, Purchasing and Pricing sectors, aiming to carry out a SWOT analysis to find out more about their strategic planning marketplace. The results presented indicate that in the internal environment, one of the strengths is maintaining structured stores and thus serving customers for each need of social class and location. Among the weaknesses analyzed indicate that a portion of customers who do not use digital media ends up taking a backseat. Another weakness in the financial sphere is not using cash flow. In the external environment the opportunities point to the that it has a good knowledge of the society in which it operates and customer preferences and the biggest threat is new competitors due to the increase in the sector in which it operates.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-12-13T16:28:54Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EDSD13122024.pdf: 1426242 bytes, checksum: a7c7e9c616b2a36ebb54cecd28ba9c67 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-12-16T16:11:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EDSD13122024.pdf: 1426242 bytes, checksum: a7c7e9c616b2a36ebb54cecd28ba9c67 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-16T16:11:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EDSD13122024.pdf: 1426242 bytes, checksum: a7c7e9c616b2a36ebb54cecd28ba9c67 (MD5) Previous issue date: 2023-10-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnálise SWOTpt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectRede de supermercadospt_BR
dc.titleAnálise SWOT como base planejamento estratégico: um estudo em uma rede de supermercadospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Melo, Victoria Puntriano Zuniga de-
dc.description.resumoA pesquisa tem como principal objetivo evidenciar a potencialidade que a análise SWOT pode trazer para a gestão estratégica em uma rede de supermercados. Quanto aos procedimentos metodológicos este estudo tem característica descritiva, é também bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa foi realizada in loco numa rede de supermercados delimitada na região nordeste. O instrumento de coleta foi entrevista semiestruturada, aplicada na sede administrativa de uma rede de supermercados com os gestores dos setores da Presidência, Contabilidade, Marketing, Recursos Humanos, Compras e Pricing visando realizar uma análise SWOT para saber mais de seu planejamento estratégico de mercado. Os resultados apresentados indicam que no ambiente interno, um dos pontos fortes é o de manter lojas estruturadas e assim atender os clientes por cada necessidade de classe social e localidade. Entre as fraquezas analisadas indicam que uma parte dos clientes que não usam as mídias digitais acaba ficando em segundo plano, outra fraqueza no âmbito financeiro consiste em não utilizar o fluxo de caixa. Já no ambiente externo as oportunidades apontam que tem um bom conhecimento da sociedade em que atua e da preferência dos clientes e a maior ameaça são novos concorrentes devido ao aumento do setor de atuação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EDSD13122024.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons