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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32916
Tipo: Dissertação
Título: A literatura silenciada na escola : a violência de assédio e abuso sexual no Ensino de Literatura Juvenil
Autor(es): Aguiar, Hellen Jacqueline Ferreira de Souza Dantas de
Primeiro Orientador: Segabinazi, Daniela Maria
Resumo: A presente pesquisa objetiva verificar como se dão as práticas de leitura de temas fraturantes presentes na literatura destinada ao público juvenil em escolas municipais da cidade de Campina Grande, no estado da Paraíba. Trata-se de uma pesquisa de campo do tipo exploratória qualitativa e interpretativa. Analisou-se a possível (não) presença dos temas fraturantes na sala de aula, notadamente de assédio e abuso sexual contra jovens, presentes na literatura brasileira e na sala de aula. De forma específica, foram objetos de estudo as práticas de leitura sobre os temas fraturantes realizadas por professores de língua portuguesa de quatro escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – anos finais do município de Campina Grande – Paraíba, cada escola estando em uma região geográfica do município. Foram analisados documentos como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) 2010, Diretrizes Curriculares Nacionais e Parâmetros Curriculares Nacionais, questionários aplicados com os professores das respectivas escolas. A análise dos dados ocorreu de forma teórica na discussão sobre os temas fraturantes dentro da perspectiva de sala de aula com base nos pressupostos de Cosson (2013), Machado (2009), Brasil (2020, 2021), Resende (2008), Riche (2010), Ramos (2010), Doll (2017) dentre outros autores. Os resultados indicam que os temas fraturantes ainda não estão presentes na formação do professor de língua portuguesa e, em consequência dessa ausência, também não estão presentes na sala de aula. Esse resultado reflete questionamentos sociais que impõem à sala de aula uma “proteção” silenciosa e questionável dos temas tabus, impedindo a reflexão, discussão e quiçá proteção desses jovens por meio da ampla divulgação dessas temáticas. Os resultados desta pesquisa podem contribuir decisivamente para o desenvolvimento e fortalecimento de teorias e de discussões sobre a importância do preparo para lidar com esses temas na sala de aula, além de ações públicas voltadas à formação; iniciativas, práticas pedagógicas.
Abstract: The present research aims to verify how the reading practices of fractured themes present in literature aimed at young people in municipal schools in the city of Campina Grande, in the state of Paraíba, take place. Employing an exploratory qualitative and interpretive approach, the study investigates the presence (or lack thereof) of fractured themes, particularly those related to sexual harassment and abuse against young people, in Brazilian literature and classrooms. Specifically, the research examines the reading practices of Portuguese language teachers from four schools, encompassing grades 6 to 9 of elementary school, located in different geographic regions of Campina Grande. Documents such as the National Common Curricular Base (BNCC) 2010, National Curricular Guidelines, and National Curricular Parameters were analyzed, along with questionnaires administered to teachers. Data analysis was conducted theoretically, discussing fractured themes within the classroom perspective, drawing upon the works of Cosson (2013), Machado (2009), Brazil (2020, 2021), Resende (2008), Riche (2010), Ramos (2010), Doll (2017), among others. The findings indicate that fractured themes are not yet integrated into Portuguese language teacher training, and consequently, are absent from classroom discussions. This outcome reflects societal pressures that impose a silent and questionable "protection" of taboo subjects in classrooms, hindering reflection, discussion, and potentially, the protection of these young people through the open exploration of these themes. The results of this research can significantly contribute to the development and strengthening of theories and discussions on the importance of preparing teachers to address these issues in the classroom, as well as informing public policies aimed at teacher training, initiatives, and pedagogical practices.
Palavras-chave: Literatura juvenil - Temas fraturantes
Formação de professores - Língua portuguesa
Assédio e abuso sexual - Jovens
Fractured themes
Teacher training
Sexual harassment and abuse against young people
Youth literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32916
Data do documento: 19-Jul-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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