Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3291
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Souto, Ana Paula da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-19T16:24:09Z | - |
dc.date.available | 2017-06-19 | - |
dc.date.available | 2017-12-19T16:24:09Z | - |
dc.date.issued | 2017-06-01 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3291 | - |
dc.description.abstract | This research aims to develop a teaching experience by applying a mathematical modeling on a 7th year class of fundamental teaching in a public school. Some diagnostic questions were applied in the classroom aiming to know the students´ opinions about math discipline. After the evaluation a didactic intervention was done involving the subject-matter such as geometric figures, multiplication, numbers comparison, groupings, chart creation, graphs and identification of results all of it concerning the eating and obesity theme. A qualitative approach was the methodology used, having its elaboration through a case study and theoretical foundation from some researchers such as Bassanezi(1991) and Biembengut & Hein (2011), Burak (2010), Barbosa(2004), among others, who have helped on the construction´s process of this project. Standing up for a different way of class teaching, through this project was verified that it is possible to use the mathematical modeling as a helping tool in students learning. For by mathematical modeling it is possible to work out matters concerning to the students day-to-day, therefore bringing their attention to what is worked in the classroom, making the classes more attractive and meaningful. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-19T16:24:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) APSS19062017.pdf: 1522865 bytes, checksum: a933e7a93358e97fcab1110ec1c25eb3 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-19T16:24:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) APSS19062017.pdf: 1522865 bytes, checksum: a933e7a93358e97fcab1110ec1c25eb3 (MD5) Previous issue date: 2017-06-01 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Modelagem Matemática | pt_BR |
dc.subject | Alimentação Saudável | pt_BR |
dc.subject | Mathematical modeling | pt_BR |
dc.subject | Mathematical Teaching | pt_BR |
dc.subject | Healthy Eating | pt_BR |
dc.title | A modelagem no ensino de matemática: uma prática possível com o tema alimentação saudável | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Dias, Graciana Ferreira | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo desenvolver uma experiência de ensino, utilizando a Modelagem Matemática em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Um questionário diagnóstico foi aplicado em sala de aula com o intuito de conhecer, as opiniões dos alunos a respeito da disciplina de matemática. Após a avaliação foi realizada uma intervenção didática, envolvendo conteúdos relacionados a figuras geométricas, multiplicações, comparação de números, agrupamentos, criação de tabelas e gráficos e identificação de resultados, envolvendo o tema Alimentação e Obesidade. Teve como metodologia uma abordagem qualitativa, onde a elaboração se deu através de um Estudo de caso, com embasamento teórico de alguns pesquisadores como, Bassanezi (1999) e Biembengut & Hein (2011), Burak (2010), Barbosa (2004), dentre outros, os quais auxiliaram no processo de construção deste projeto. Defendendo um modelo de aula diferenciada, foi verificado através, desta pesquisa que é possível utilizar a Modelagem Matemática como ferramenta auxiliadora no aprendizado do aluno. Pois, através da Modelagem Matemática, é possível trabalhar conteúdos relacionados ao cotidiano do aluno, fazendo com que os mesmos tenham mais interesse pelo assunto abordado em sala de aula, tornando as aulas mais atraentes e com significado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ciências Exatas | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
APSS19062017.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons