Skip navigation

Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32924
metadata.dc.type: Tese
Título : O agir de professores de física e de matemática no desenvolvimento da escrita de alunos em processo de alfabetização acadêmica/disciplinar
metadata.dc.creator: Eulálio, Marcela de Melo Cordeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Regina Celi Mendes Pereira da
metadata.dc.description.resumo: No meio acadêmico, os professores de Línguas, geralmente responsáveis pelas disciplinas Leitura e Produção de Textos, Metodologia científica, Português instrumental, entre outras que objetivam apresentar aos alunos as particularidades da escrita acadêmica, não possuem acervo disciplinar para orientar as práticas de leitura e escrita nas diferentes áreas do saber. Em contrapartida, os professores das áreas específicas possuem um maior domínio em torno das peculiaridades presentes no uso da linguagem em seus ambientes discursivos, mas falta-lhes o conhecimento linguístico específico. Situando essas reflexões nos campos disciplinares de Física e de Matemática, questionamo-nos: 1) Quais atividades são proporcionadas pelos professores dessas áreas ao desenvolvimento da escrita de seus alunos? 2) Em quais aspectos esses professores consideram a leitura e escrita como instrumentos de aprendizagem e de inserção na cultura disciplinar? 3) Quais práticas de leitura e escrita os alunos consideram como instrumentos de aprendizagem ao longo do seu curso? 4) Qual a compreensão desses professores sobre sua responsabilidade nas orientações das práticas de leitura e escrita de seus alunos? Procurando responder a tais questionamentos, temos como objetivo, de modo geral, analisar o agir dos professores das áreas de Física e de Matemática, diante de suas práticas e reflexões, no desenvolvimento da escrita de alunos em processo de alfabetização acadêmica/disciplinar. De modo específico, intentamos 1) averiguar, nas respostas dos professores, que ações remetem a seu agir no processo de orientação da escrita acadêmica de seus alunos nas disciplinas; 2) Analisar, nas respostas dos professores, aspectos que denotem as práticas de leitura e escrita como instrumentos de aprendizagem e de inserção na cultura disciplinar; 3) Caracterizar as práticas de leitura e escrita consideradas pelos alunos como instrumentos de aprendizagem ao longo do seu curso; 4) Identificar elementos linguístico-discursivos que denotam a compreensão desses professores de Física e de Matemática sobre sua responsabilidade nas orientações das práticas de leitura e escrita. Além disso, de modo propositivo, objetivamos apresentar sugestões de atividades de leitura e escrita para as culturas disciplinares de Física e de Matemática, levando em conta as particularidades das ações linguageiras destes contextos discursivos. Para tanto, situadas na área da Linguística Aplicada (Moita Lopes, 2006), realizamos uma pesquisa interpretativista de cunho qualitativo. Para coleta dos dados, utilizamos questionários com professores e alunos de Física e de Matemática, bem como entrevistas com alguns dos professores que responderam aos questionários. Teórico-metodologicamente, ancoramo-nos no Interacionismo Sociodiscursivo, no conceito de alfabetização acadêmica (Carlino, 2013, 2017, 2021), pensando nas práticas de leitura e escrita nas diferentes culturas disciplinares (Hyland, 2004); bem como no conceito de alfabetização disciplinar (Navarro, 2017, 2018), considerando a orientação das práticas de linguagem pelos professores dessas comunidades discursivas, e ainda nas discussões a respeito do trabalho docente de acordo com Machado (2007), Machado e Bronckart (2009), Machado et al. (2009), entre outros. De modo geral, nossos resultados contrariam os estereótipos existentes sobre a condução das atividades de leitura e escrita dos discentes, por professores de Física e de Matemática, segundo os quais, por não terem formação específica, poderiam negligenciar tais práticas. Não obstante, os dados analisados indicam que nossos colaboradores, embora revelem dificuldades na orientação dessas atividades junto a seus alunos, reconhecem a importância e sua responsabilidade no ensino das atividades de linguagem.
Resumen : In the academic world, Language teachers, generally responsible for the subjects Reading and Text Production, Scientific Methodology, Technical Portuguese, among others that aim to present students with the particularities of academic writing, do not have a disciplinary collection to guide reading and writing practices. in different areas of knowledge. On the other hand, teachers in specific areas have greater control over the peculiarities present in the use of language in their discursive environments, but they lack specific linguistic knowledge. Situating these reflections in the disciplinary fields of Physics and Mathematics, we ask ourselves: 1) What activities are provided by teachers in these areas to develop their students' writing? 2) In what aspects do these teachers consider reading and writing as instruments for learning and insertion into the disciplinary culture? 3) What reading and writing practices do students consider as learning tools throughout their course? 4) What do these teachers understand about their responsibility in guiding their students’ reading and writing practices? Seeking to answer such questions, we aim, in general, to analyze the actions of teachers in the areas of Physics and Mathematics, in view of their practices and reflections, in the development of writing by students in the process of academic/disciplinary literacy. Specifically, we intend to 1) investigate, in the teachers' responses, which actions refer to their actions in the process of guiding their students' academic writing in the subjects; 2) Analyze, in the teachers' responses, aspects that denote reading and writing practices as instruments of learning and insertion into the disciplinary culture; 3) Characterize the reading and writing practices considered by students as learning instruments throughout their course; 4) Identify linguistic-discursive elements that denote the understanding of these Physics and Mathematics teachers about their responsibility in guiding reading and writing practices. Furthermore, in a purposeful way, we aim to present suggestions for reading and writing activities for the disciplinary cultures of Physics and Mathematics, taking into account the particularities of the language actions of these discursive contexts. For this purpose, located in the area of Applied Linguistics (Moita Lopes, 2006), we carried out a qualitative interpretive research. To collect data, we used questionnaires with Physics and Mathematics teachers and students, as well as interviews with some of the teachers who answered to the questionnaires. Theoretically-methodologically, we are anchored in Sociodiscursive Interactionism, in the concept of academic literacy (Carlino, 2013, 2017, 2021), thinking about reading and writing practices in different disciplinary cultures (Hyland, 2004); as well as in the concept of disciplinary literacy (Navarro, 2017, 2018), considering the orientation of language practices by teachers in these discursive communities, and also in discussions regarding teaching work according to Machado (2007), Machado and Bronckart (2009 ), Machado et al. (2009), among others. In general, our results contradict existing stereotypes about the conduct of students' reading and writing activities by Physics and Mathematics teachers, according to whom, because they do not have specific training, they could neglect such practices. However, the data analyzed indicate that our collaborators, although they reveal difficulties in guiding these activities with their students, recognize the importance and their responsibility in teaching language activities.
Palabras clave : Leitura e escrita
Física e Matemática
Alfabetização acadêmica
Teachers’ actions
Reading and writing
Academic literacy
Disciplinary literacy
Physics and mathematics
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Linguística
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Linguística
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32924
Fecha de publicación : 29-feb-2024
Aparece en las colecciones: Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MarcelaDeMeloCordeiroEulálio_Tese.pdf2,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons