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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32928
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNóbrega, Rammon Rodrigues da-
dc.date.accessioned2024-12-18T17:21:15Z-
dc.date.available2024-08-27-
dc.date.available2024-12-18T17:21:15Z-
dc.date.issued2024-05-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32928-
dc.description.abstractThis work aims to study polyhedra, with emphasis on the polyhedra of Plato and Archimedes, dealing with metric relationships and relationships between their elements. Initially, we precisely define what a polyhedron is, the area and volume of a polyhedron and present prisms and pyramids as the main examples of these objects seen in basic education. Furthermore, we deal with the Euler characteristic of a polyhedron and present the proof that V − A + F = 2 for convex polyhedra. Next, we present Plato’s polyhedra (or regular polyhedra), proving that there are only five Plato’s polyhedra and, in addition, we discuss the elements and metric relationships of these polyhedra: number of vertices, edges and faces; the total area and volume of each of the polyhedra with respect to the radii of the circumscribed spheres. We then describe Archimedes’ polyhedra and provide proof of the existence of thirteen, and only thirteen, polyhedra of this class. We also carry out a study of its elements, areas and volumes. Finally, aiming to highlight the contribution of this work to basic education, we report what the BNCC and the PCNs bring regarding the topic and we bring some entrance exam questions involving the topics covered in this dissertation, we present a way of creating tools in GEOGEBRA to do the truncation type 1 and type 2 and we present an educational resource, where we use games, puzzles and concrete material to study the polyhedra of Plato and Archimedes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-12-18T17:21:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RammonRodriguesDaNobrega_Dissert.pdf: 21639635 bytes, checksum: 3bcb4846127dce409491ef155b2a317d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-18T17:21:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RammonRodriguesDaNobrega_Dissert.pdf: 21639635 bytes, checksum: 3bcb4846127dce409491ef155b2a317d (MD5) Previous issue date: 2024-05-28en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPoliedros de Platãopt_BR
dc.subjectCaracterística de Eulerpt_BR
dc.subjectPoliedros de Arquimedespt_BR
dc.subjectÁreas e volumespt_BR
dc.subjectPlato’s polyhedrapt_BR
dc.subjectEuler characteristicpt_BR
dc.subjectArchimedes’ polyhedrapt_BR
dc.subjectArea and volumespt_BR
dc.titlePoliedros de Platão e de Arquimedes : um estudo sobre poliedros clássicos e uma proposta de ensino desses objetospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bocker Neto, Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8829898424320537pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0248704805042514pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo fazer um estudo dos poliedros, com ênfase nos poliedros de Platão e Arquimedes, tratando das relações métricas e relações entre seus elementos. Inicialmente definimos de maneira precisa o que é um poliedro, a área e o volume de um poliedro e apresentamos os prismas e as pirâmides como principais exemplos desses objetos vistos no ensino básico. Além disso, tratamos sobre a característica de Euler de um poliedro e apresentamos a prova de que V − A + F = 2 para poliedros convexos. Em seguida, apresentamos os poliedros de Platão (ou poliedros regulares), provando que existem apenas cinco poliedros de Platão e, complementarmente, discorremos acerca dos elementos e das relações métricas desses poliedros: número de vértices, arestas e faces; a área total e o volume de cada um dos poliedros com relação aos raios das esferas circunscritas. Descrevemos, na sequência, os poliedros de Arquimedes e damos uma prova da existência de treze e, somente treze, poliedros dessa classe. Também fazemos um estudo sobre seus elementos, suas áreas e seus volumes. Por fim, visando destacar a contribuição deste trabalho ao ensino básico, relatamos o que a BNCC e os PCNs trazem a respeito do tema e abordamos algumas questões de vestibulares envolvendo os temas presentes nessa dissertação, apresentamos uma forma de criar ferramentas no GEOGEBRA para fazer o truncamento tipo 1 e tipo 2 e apresentamos um recurso educacional, onde utilizamos jogos, puzzle e material concreto para os estudos dos poliedros de Platão e Arquimedes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMatemáticapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::MATEMATICA APLICADApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Mestrado Profissional em Matemática

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