Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rodanim Ramom Carlos da-
dc.date.accessioned2017-12-19T16:34:32Z-
dc.date.available2017-06-16-
dc.date.available2017-12-19T16:34:32Z-
dc.date.issued2017-06-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3292-
dc.description.abstractThe main purpose of the present study was to analyze the potential of a pedagogical workshop on the multiplication of natural numbers, with an approach based on historical procedures of the algorithm of multiplication from the evaluation of mathematics teachers. The chosen theme was motivated by the constant need to seek differentiated didactic methodologies for classes that promotes a more meaningful learning of Mathematics. In this context, a pedagogical workshop was developed and entitled "Multiplicative Methods: Learning multiplication with John Napier and the Egyptian and Hindu people", which was later analyzed by Mathematics teachers who work in the Basic Education of Vale do Mamanguape. The research was exploratory and it is a case study. Therefore, within the context of an exploratory research, a questionnaire was developed, through which it was possible to analyze the data that were obtained in this study. On the results obtained, we can conclude that the parameters analyzed in the pedagogical workshop by teachers of Basic Education are fundamental for establishing methodological paths which may contribute to teaching by the History of Mathematics, in a more significant way.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-19T16:34:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RRCS16062017.pdf: 1053783 bytes, checksum: c35b9bfe817dbaf1a2aecbb96f5a5be3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T16:34:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RRCS16062017.pdf: 1053783 bytes, checksum: c35b9bfe817dbaf1a2aecbb96f5a5be3 (MD5) Previous issue date: 2017-06-01en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectMétodos Multiplicativospt_BR
dc.subjectOficina Pedagógicapt_BR
dc.subjectProfessores de Matemáticapt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectMultiplicative Methodspt_BR
dc.subjectMathematics teacherspt_BR
dc.titleAlgoritmos da multiplicação ao longo da história: uma proposta de oficina pedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Jânio Elpídio de-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso - TCC teve como objetivo principal analisar o potencial de uma oficina pedagógica sobre a multiplicação de números naturais, com uma abordagem pautada em procedimentos históricos do algoritmo da multiplicação a partir da avaliação de professores de matemática. O tema escolhido foi motivado pela constante necessidade de buscar metodologias didáticas diferenciadas para a sala de aula que possam promover um aprendizado mais significativo da Matemática. Nesse contexto, foi elaborada uma oficina pedagógica intitulada “Métodos Multiplicativos: Aprendendo multiplicação com John Napier e os povos Egípcios e Hindus” que posteriormente foi analisada por professores de Matemática que atuam na Educação Básica do Vale do Mamanguape. A pesquisa foi de cunho exploratório e trata-se de um estudo de caso. Diante disto, dentro do contexto da pesquisa exploratória foi elaborado um questionário, pelo qual possibilitou a análise dos dados que foram obtidos nesse estudo. Sobre os resultados obtidos, pode-se concluir que os parâmetros analisados na oficina pedagógica pelos professores da educação básica são fundamentais para o estabelecimento de caminhos metodológicos que poderão contribuir para o ensino pela Historia da Matemática, de forma mais significativa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RRCS16062017.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons