Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3293
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Junior, Pedro Fernandes da-
dc.date.accessioned2017-12-19T16:40:56Z-
dc.date.available2016-12-07-
dc.date.available2017-12-19T16:40:56Z-
dc.date.issued2016-11-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3293-
dc.description.abstractThis research aims to investigate the knowledge level of the students of the 3rd year of high school of the State school of Middle Teaching and Normal Francisco Pessoa de Brito, in the city of Araçagi- Pb, with respect to the teaching of statistics. The research was carried out with 74 (seventy-four) students from three classes in a public school in the city Araçagi-Pb. The research methodology is characterized as a case study, descriptive and exploratory, the data collect instrument was a questionnaire tool applied to students and a semi-structure interview applied to two (2) teachers of the classes have been investigated. The Research has shown that students study participants have difficulties in interpretation and understanding of graphics more elaborate present in situations mathematics, In addition, presented difficulties in addressing the measures of central tendency (mean, mode and median). This occurred because do not they comprehend well the concept of these measures, requiring attention in this case on the part of teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-19T16:40:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PFSJ07122016.pdf: 1590145 bytes, checksum: fb55295861f32f330d3f03db631ed85a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T16:40:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) PFSJ07122016.pdf: 1590145 bytes, checksum: fb55295861f32f330d3f03db631ed85a (MD5) Previous issue date: 2016-11-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino de Estatísticapt_BR
dc.subjectTeaching of statisticspt_BR
dc.subjectMathematics Teachingpt_BR
dc.titleInvestigando o conhecimento pedagógico sobre o ensino da estatística no ensino médio do município de Araçagi/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Gouveia, Joseilme Fernandes-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar o nível de conhecimento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio e Normal Francisco Pessoa de Brito, na cidade de Araçagi-PB, com relação ao ensino da Estatística. A pesquisa foi desenvolvida com 74 (setenta e quatro) discentes de três turmas em uma escola pública do município de Araçagi-PB. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, descritivo e exploratório, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário diagnóstico aplicado aos discentes e entrevistas semiestruturada aplicada aos 2 (dois) professores das turmas investigadas. A pesquisa mostrou que os alunos participantes da pesquisa possuem dificuldades na interpretação e compreensão de gráficos mais elaborados presentes nas situações matemáticas, além disso, apresentaram dificuldades em abordar as medidas de tendência central (média, moda e mediana). Isso ocorreu pelo fato de não compreenderem bem o conceito dessas medidas, necessitando de atenção neste caso por parte dos professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFSJ07122016.pdf1,55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons