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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32944
Tipo: Dissertação
Título: Análise do fluxo reverso de pilhas pós-consumo na cidade de João Pessoa - PB
Autor(es): Pinheiro, Aldilene Bezerra
Primeiro Orientador: Rocha, Elisangela Maria Rodrigues
Primeiro Coorientador: Netto, Ademar Virgolino da Silva
Resumo: Nas últimas décadas, o desenvolvimento tecnológico acelerado, o consumo em massa e a redução dos ciclos de vida dos produtos favoreceram o aumento do consumo e descarte de equipamentos eletroeletrônicos (EEE). Ao completarem sua vida útil, esses produtos tornam- se resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE). As pilhas, que integram essa categoria de resíduos, podem apresentar metais pesados em sua composição que, quando descartados de forma inadequada, por conter elementos bioacumulativos, acarretam danos à saúde humana e ao meio ambiente. Com isso, este trabalho tem como objetivo identificar o fluxo reverso de pilhas pós-consumo em João Pessoa – PB a fim de fornecer informações que contribuam para o sistema de logística reversa desses resíduos na cidade. Para isso, foi realizada coleta de dados em uma amostra de 400 habitantes, através do contato com usuários de pilhas por meio de um formulário online; levantamento e verificação de atividades dos pontos de entrega voluntária (PEVs) de pilhas cadastrados na Green Eletron; e instalação de um PEV modelo, fruto de parceria entre o projeto de extenção TREE e a Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (CODATA). A maioria dos participantes da pesquisa realizam descarte de pilhas em lixo comum de casa (62,6%), classificam como ruim a prestação de informações de descarte nos estabelecimentos (50,5%), desconhecem a existência de PEVs na cidade (67,3%). Apresentam algum conhecimento sobre os riscos do descarte incorreto e os instrumentos legais disponíveis, porém relatam que a falta de pontos de entrega voluntária de pilhas seria uma das principais dificuldades para o descarte adequado. Do total, apenas 20,8% alegaram realizar descarte em PEVs. Entre os PEVs cadastrados, apenas 19 apresentaram situação de coleta ativa e destes apenas 13 possuíam coletor em local visível e de fácil acesso para o público. Em 210 dias de coleta no PEV da CODATA, foram obtidos um total de 17,535 kg de pilhas pós-consumo, contabilizando 1.172 unidades, representando cerca de 94,36% da quantidade esperada, com cerca de 0,085 kg per capita. Algumas das melhorias para a implantação e sucesso da logística reversa estão relacionadas à instalação de novos PEVs de pilhas em bairros com localização estratégica, maior divulgação dos pontos já existentes, atividades de sensibilização ambiental, sendo possível pensar em políticas públicas que invistam em algum sistema de bonificação, servindo de estímulo para o consumidor realizar o descarte.
Abstract: In recent decades, accelerated technological development, mass consumption and shorter product life cycles have led to an increase in the consumption and disposal of electrical and electronic equipment (EEE). When they reach the end of their useful life, these products become waste electrical and electronic equipment (WEEE). Batteries, which are part of this category of waste, can contain heavy metals which, when disposed of inappropriately, because they contain bioaccumulative elements, cause damage to human health and the environment. With this in mind, this study aims to identify the reverse flow of post-consumer batteries in João Pessoa - PB in order to provide information that will contribute to the reverse logistics system for this waste in the city. To this end, data was collected from a sample of 400 inhabitants, by contacting battery users using an online form; surveying and verifying the activities of the voluntary battery drop-off points (PEVs) registered with Green Eletron; and installing a model PEV, the result of a partnership between the TREE extension project and the Paraíba Data Processing Company (CODATA). Most of the participants in the survey dispose of batteries in ordinary household waste (62.6%), rate the provision of disposal information in establishments as poor (50.5%), and are unaware of the existence of PEVs in the city (67.3%). They have some knowledge of the risks of incorrect disposal and the legal instruments available, but report that the lack of voluntary battery drop-off points would be one of the main difficulties for proper disposal. Of the total, only 20.8% claimed to dispose of batteries at PEVs. Of the PEVs registered, only 19 showed active collection and of these only 13 had a collector in a visible place that was easily accessible to the public. In 210 days of collection at CODATA's PEV, a total of 17.535 kg of post-consumer batteries were obtained, accounting for 1,172 units, representing around 94.36% of the expected amount, with around 0.085 kg per capita. Some of the improvements for the implementation and success of reverse logistics are related to the installation of new PEVs for batteries in strategically located neighborhoods, greater publicity for existing points, environmental awareness activities, and it is possible to think of public policies that invest in some sort of bonus system, serving as an incentive for consumers to dispose of batteries.
Palavras-chave: Gerenciamento de resíduos
Descarte
Logística reversa
PEVs
REEE
Disposal
Waste management
Reverse logistics
WEEE
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Civil e Ambiental
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32944
Data do documento: 22-Mar-2024
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental

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