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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32961
Tipo: | TCC |
Título: | Efeitos do relaxamento induzido em estudantes do Centro de Ciências da Saúde da UFPB |
Autor(es): | Silva, Larissa Cássia Araújo da |
Primeiro Orientador: | Sousa, Maria do Socorro |
Resumo: | O verbo “relaxar” refere-se a diminuir a tensão e afrouxar os músculos. Técnicas como o relaxamento autógeno e o relaxamento induzido visam proporcionar descontração muscular e psíquica, além disso, as técnicas de respiração podem ser consideradas uma forma de relaxar o corpo e ajudar a regular as emoções. O meio acadêmico, o aumento da complexidade das profissões e a competição têm exigido maior capacidade de adaptação física, mental e emocional dos estudantes. Neste contexto, as práticas de autocuidado em saúde mental são benéficas quando integradas ao cotidiano. As técnicas de relaxamento podem contribuir nesse cenário, proporcionando um momento de autocuidado e bem-estar. Este estudo teve como propósito analisar os efeitos do Relaxamento Induzido em estudantes do Centro de Ciências da Saúde da UFPB. O estudo, parte do projeto de extensão “Relaxamento Induzido como Estratégia para Saúde”, consistiu em pesquisa exploratória e qualitativa e foi realizado em quatro etapas, incluindo: recrutamento de participantes, realização de vivências de relaxamento, registro de relatos pós-vivência e análise de dados por meio da Análise de Conteúdo na modalidade Análise Temática. Ao longo desta pesquisa, participaram 67 discentes de diversos cursos da área da saúde, 36 participantes relataram suas percepções objetivas e/ou subjetivas, dentre estas, algumas delas foram mencionadas na pesquisa. A análise dos relatos evidenciou quatro núcleos de sentido: “corpo físico”, “bem-estar”, “segurança, acolhimento e proteção” e “regulação emocional”. O núcleo de corpo físico trouxe experiências significativas, uma vez que os participantes manifestaram percepções claras de relaxamento muscular, bem como um estado geral de leveza, esses achados corroboram a literatura existente. No que se refere ao núcleo bem-estar, as afirmações de paz interior e leveza indicam que a prática pode ser uma ferramenta eficaz para o enfrentamento das pressões existentes nos âmbitos acadêmico e pessoal. No núcleo de segurança, acolhimento e proteção, os participantes se sentiram confortáveis e protegidos ao ponto de vivenciar experiências de bem-estar emocional, sugerindo a importância de criar ambientes tranquilos para a prática de técnicas de relaxamento. Por fim, a regulação emocional foi evidenciada na percepção de diminuição do estresse e da ansiedade, ou seja, a técnica sugere ser útil para esse aspecto e para a clareza mental. A experiência foi significativa, ainda que alguns discentes relatassem a dificuldade de relaxar, a experiência mostrou-se um passo significativo na direção do autocuidado e autorregulação emocional. Embora este estudo possua limitações, a eficácia das técnicas de relaxamento parece emergir como uma ferramenta valiosa para a promoção da saúde. É recomendável para estudos futuros obter dados de acompanhamento a longo prazo, expandir a amostra e as intervenções para solidificar esses achados, visto que esta análise foi baseada em uma única experiência de relaxamento. Este trabalho contribui para o campo acadêmico e serve como um chamado ao uso em prática das técnicas de relaxamento, destacando seu potencial para transformar a experiência cotidiana dos indivíduos, especialmente em ambientes desafiadores como o acadêmico. |
Abstract: | The verb “relax” refers to reducing tension and loosening muscles. Techniques such as autogenic relaxation and induced relaxation aim to provide muscular and psychological relaxation, and breathing techniques can be considered a way of relaxing the body and helping to regulate emotions. The academic environment, the increased complexity of professions and competition have demanded greater physical, mental and emotional adaptability from students. In this context, mental health self-care practices are beneficial when integrated into everyday life. Relaxation techniques can contribute to this scenario, providing a moment of self-care and well-being. The purpose of this study was to analyze the effects of Induced Relaxation on students at UFPB's Health Sciences Center. The study, part of the extension project “Induced Relaxation as a Strategy for Health”, consisted of exploratory and qualitative research and was carried out in four stages, including: recruiting participants, carrying out relaxation experiences, recording post-experience reports and analyzing data using Content Analysis in the Thematic Analysis modality. Throughout this research, 67 students from various health courses took part. 36 participants reported their objective and/or subjective perceptions, some of which were mentioned in the research. Analysis of the reports revealed four core meanings: “physical body”, “well-being”, “safety, security and protection” and “emotional regulation”. The physical body core brought significant experiences, since the participants expressed clear perceptions of muscle relaxation, as well as a general state of lightness, these findings corroborating the existing literature. With regard to the well-being core, the statements of inner peace and lightness indicate that the practice can be an effective tool for coping with the pressures that exist in the academic and personal spheres. In the core of security, welcome and protection, participants felt comfortable and protected to the point of experiencing emotional well-being, suggesting the importance of creating calm environments for practicing relaxation techniques. Finally, emotional regulation was evidenced in the perception of reduced stress and anxiety, meaning that the technique suggests it is useful for this aspect and for mental clarity. The experience was significant, even though some students reported difficulty relaxing, the experience proved to be a significant step towards self-care and emotional self-regulation. Although this study has limitations, the effectiveness of relaxation techniques seems to emerge as a valuable tool for health promotion. It is recommended for future studies to obtain long-term follow-up data, expand the sample and interventions to solidify these findings, since this analysis was based on a single relaxation experience. This work contributes to the academic field and serves as a call for the practical use of relaxation techniques, highlighting their potential to transform the everyday experience of individuals, especially in challenging environments such as academia |
Palavras-chave: | Técnicas de relaxamento Saúde mental Estresse acadêmico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Fisiologia e Patologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32961 |
Data do documento: | 10-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Biomedicina |
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