Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3296
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Renata Karla da Silva-
dc.date.accessioned2017-12-19T17:02:45Z-
dc.date.available2016-01-18-
dc.date.available2017-12-19T17:02:45Z-
dc.date.issued2015-12-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3296-
dc.description.abstractThis research aims to identify through the activities applied the difficulties presented by students of the 6th year of elementary school in solving problems involving the operation of subtraction with natural numbers. For this we use based on several authors such as Van de Walle (2009), Toledo and Toledo (1997), National Curriculum Standards (1997/1998), Polya (1995) among others. As for the research objectives was classified as an exploratory qualitative research. As for data collection research we conducted a case study because it allowed a deeper and more detailed study of knowledge. The activity was based on the subtraction of ideas remove, compare and complete. The implementation of the activities took place in June 2015 to 62 students in two classes of the 6th year of elementary school. To help in analyzing the results a questionnaire was also applied. The results indicate that most students can identify the mathematical problems which procedures to be used, but most of them have difficulty when it decides the method of exchange.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-19T17:02:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RKSO18012016.pdf: 1201960 bytes, checksum: 121afd427c32967d654c0ab58eb87cee (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T17:02:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) RKSO18012016.pdf: 1201960 bytes, checksum: 121afd427c32967d654c0ab58eb87cee (MD5) Previous issue date: 2015-12-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectMatemática - Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectDificuldades da aprendizagempt_BR
dc.subjectResolução de Problemaspt_BR
dc.subjectMatemática - Subtraçãopt_BR
dc.subjectResolution of Problemaspt_BR
dc.subjectMathematics - Subtractionpt_BR
dc.subjectLearning difficultiespt_BR
dc.subjectMathematics teachingpt_BR
dc.titleAs dificuldades apresentadas por alunos do 6º ano do ensino fundamental na resolução de problemas matemáticos envolvendo subtração com números naturaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Jussara Patrícia Andrade Alves-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo identificar por meio das atividades aplicadas as dificuldades apresentadas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na Resolução de Problemas envolvendo a operação da subtração com números naturais. Para isso, usamos como base vários autores como Van de Walle (2009), Toledo e Toledo (1997), Parâmetros Curriculares Nacionais (1997/1998), Polya (1995) dentre outros. Quanto aos objetivos a pesquisa foi classificada como uma pesquisa qualitativa exploratória. Quanto à coleta de dados a pesquisa realizou um estudo de caso, pois permitiu um estudo mais profundo e detalhado do conhecimento. A atividade foi feita com base nas ideias da subtração retirar, comparar e completar. A aplicação das atividades ocorreu no mês de Junho de 2015 para 62 alunos de duas turmas do 6º ano do Ensino Fundamental. Para ajudar na análise dos resultados um questionário também foi aplicado. Os resultados obtidos apontam que grande parte dos alunos consegue identificar nos problemas matemáticos quais os procedimentos a serem usados, porém a maior parte deles apresenta dificuldade quando se resolve subtração com reservas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RKSO18012016.pdf1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons