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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32970
Tipo: TCC
Título: Estado nutricional e qualidade do consumo alimentar de escolares: práticas educativas como ferramenta de intervenção nutricional
Autor(es): Silva, Laís Magalhães Clementino
Primeiro Orientador: Lins, Pamela Rodrigues Martins
Resumo: O ambiente escolar é um grande contribuinte na construção do hábito alimentar de crianças, visto que é o local onde passam a maior parte do seu dia tendo interação com outros infantis, tornando possível a realização de práticas de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) durante a infância. A alimentação saudavél é direito inerente ao ser humano e a partir dela que garantimos, além de outros fatores, as necessidades nutricionais para o correto desenvolvimento como um todo do organismo. Por isso, nota-se a importancia da alimentação adequada durante a fase infantil. O mundo vêm passando por uma transição nutricional significativa, onde é demonstrado mudanças no padrão alimentar e estado nutricionais das crianças. Tendo ciência dessa situação e dos altos níveis de consumo de ultraprocessados e excesso de peso nessa faixa etária, a utilização da EAN por meio do uso de práticaslúdicas objetiva facilitar, tornar prazeroso a aprendizagem e contribuir para a mudança dos hábitos alimentares e melhora do estado nutricional. Diante disso, o objetivo principal desse estudo foi avaliar o impacto das atividades lúdicas no consumo alimentar de alunos do ensino fundamental I. Trata-se de um estudo de intervenção desenvolvido em uma Escola de Educação Básica da UFPB, localizado no município de João Pessoa- PB. O estudo consistiu em quatro momentos: avaliar o estado nutricional dos infantis pré intervenção, aplicação dos questionários de consumo alimentar, aplicação das atividades lúdicas e reavaliação do consumo e estado nutricional após a intervenção. Os resultados apresentaram as atividades lúdicas como estratégias efetivas no incentivo de hábitos saudáveis, visto que possibilitou leves mudanças na aceitabilidade por alimentos específicos poucos consumidos como as verduras, apesar de não haver diferença significativa nos alimentos já aceitos, como lácteos. Sendo assim, pode-se concluir, que ações de EAN quando implementadas continuamente são eficientes na melhora de hábitos alimentares. Por fim, sugere-se que novas estratégias devem ser desenvolvidas para a familiarização das crianças com grupos alimentares de verduras e algumas frutas específicas, devido a presença baixa aceitação.
Abstract: The school environment is a great contributor to the construction of the eating habit of children, since it is the place where they spend most of their day having interaction with other children, making it possible to carry out Food and Nutrition Education (EAN) practices during childhood. Healthy food is an inherent right to the human being and from it we guarantee, in addition to other factors, the nutritional needs for the correct development of the organism as a whole. Therefore, the importance of adequate nutrition during the childhood phase is noted. The world has been going through a significant nutritional transition, where changes in the dietary pattern and nutritional status of the kids are demonstrated. Being aware of this situation and the high levels of consumption of ultra-processed products and overweight in this age group, the use of EAN through the use of playful practices aims to facilitate, make learning pleasurable and contribute to the change of eating habits and improvement of nutritional status. In view of this, the main objective of this study was to evaluate the impact of playful activities on the food consumption of elementary school students. This is an intervention study developed in a School of Basic Education of UFPB, located in the municipality of João Pessoa- PB. The study consisted of four moments: evaluating the nutritional status of children pre-intervention, application of food consumption questionnaires, application of playful activities and reassessment of consumption and nutritional status after the intervention. The results presented the playful activities as effective strategies in encouraging healthy habits, since it allowed slight changes in acceptability by specific foods few consumed such as vegetables, although there is no significant difference in already accepted foods, such as dairy. Thus, it can be concluded that EAN actions when implemented continuously are efficient in improving eating habits. Finally, it is suggested that new strategies should be developed for the familiarization of children with food groups of vegetables and some specific fruits, due to the presence of low acceptance.
Palavras-chave: Educação alimentar e nutricional
Estado nutricional
Verduras
Alimentos
Comportamento alimentar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::NUTRICAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências da Nutrição
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32970
Data do documento: 29-Abr-2024
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