Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32992
Tipo: TCC
Título: PERCEPÇÕES DE USUÁRIAS DO AMBULATÓRIO GINECOLÓGICO SOBRE O ATENDIMENTO EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO
Autor(es): ARANTES, AMANDA ANTUNES
Primeiro Orientador: COSTA, GILKA PAIVA OLIVEIRA
Resumo: A graduação no curso de Medicina se dá através de uma formação teórico-prática que tem nos hospitais universitários o seu principal cenário de práticas. Nas consultas que envolvem questões da intimidade do paciente, o constrangimento é uma possibilidade. Isso pode comprometer a qualidade da assistência e/ou da formação médica. O objetivo deste estudo foi investigar os aspectos psicoafetivos da consulta ginecológica, a partir da percepção das pacientes, de modo a encontrar elementos que possam favorecer a adequação da formação médica à humanização do atendimento. Trata-se de um estudo observacional, transversal, de abordagem qualitativa, realizado no ambulatório de ginecologia de um hospital universitário. Foram incluídas as usuárias do ambulatório que estavam na sala de espera para atendimento ginecológico, configurando-se como uma amostra por acessibilidade. A coleta de dados se deu entre os meses de fevereiro e agosto de 2021, através de entrevista semiestruturada com perguntas norteadoras previamente elaboradas. Foram realizadas 50 entrevistas, cujos discursos foram posteriormente transcritos e analisados pelo software IRaMuTeQ. Sob a perspectiva das pacientes, constatou-se que o momento da consulta ginecológica envolve duas esferas de interesse principais: a assistência médica-ginecológica dada a elas e o ensino e aprendizado destinado aos estudantes. A partir dessa divisão, emergem duas perspectivas: aquela que parte da demanda pessoal e a que considera o interesse do outro (o estudante). Nos discursos sobre a assistência ginecológica, as falas concentram o olhar para si, para o constrangimento vivenciado durante a assistência. Já nos discursos sobre o ensino e aprendizagem dos estudantes, as falas referem-se, em sua maioria, ao reconhecimento da importância da prática clínica na formação médica. Dessa forma, ocorre uma intersecção entre “a assistência fornecida a mim” e o "processo de ensino e aprendizagem do outro”. O constrangimento das pacientes parece ser superado em favor de um objetivo maior: contribuir para a formação de futuros médicos. Concluiu-se que, apesar do constrangimento experimentado na consulta ginecológica em ambiente acadêmico, a compreensão das usuárias acerca da sua contribuição à formação médica promove um posicionamento colaborativo, revelando-se como elemento facilitador da assistência nesse cenário. Foi revelada também uma atenuação do constrangimento proporcional à experiência da mulher nesse tipo de atendimento.
Abstract: The medical degree takes place through theoretical and practical training, in which university hospitals are the main scenario of practices. In consultations involving issues of patient intimacy, embarrassment is a possibility. This may compromise the quality of care and/or medical training. The aim of this study was to investigate the psychoaffective aspects of gynecological consultation, based on the perception of patients, in order to find elements that can favor the adequacy of medical education to the humanization of care. This is an observational, cross-sectional, qualitative study, carried out in the gynecology outpatient clinic of a university hospital. Outpatient users who were in the waiting room for gynecological care were included, configuring themselves as a sample for accessibility. Data collection took place between the months of february and august 2021, through semi-structured interviews with previously prepared guiding questions. A total of 50 interviews were conducted, whose discourses were later transcribed and analyzed by the IRaMuTeQ software. From the perspective of the patients, it was found that the moment of the gynecological consultation involves two main spheres of interest: the medical-gynaecological assistance given to them and the teaching and learning aimed at students. Within this division, two perspectives emerge: the one that starts from the personal demand and the one that considers the interest of the other (the student). In the discourses on medical-gynecological assistance, the speeches focus on themselves, on the embarrassment experienced during the assistance. In the discourses on the teaching and learning of the students, the speeches mostly focus on the recognition of the importance of clinical practice in medical training. In this way, there is an intersection between "the care provided to me" and the "other’s teaching and learning process". The embarrassment of the patients seems to be overcome in favor of a greater goal: to contribute to the training of future doctors. It was concluded that, despite the embarrassment experienced in gynecological consultation in an academic environment, the users' understanding of their contribution to medical education promotes a collaborative positioning, revealing itself as a facilitator of care in this scenario. It was also revealed an attenuation of the embarrassment proportional to the experience of women in this type of care.
Palavras-chave: Ginecologia
Educação Médica
Humanização da Assistência.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32992
Data do documento: 9-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC versão final Amanda Arantes - Amanda Arantes.pdf321,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons