Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33013
Tipo: TCC
Título: Projetando a Nação: o cinema na consolidação da identidade nacional e internacional da Política Externa Brasileira (1945-1964)
Autor(es): Nunes, Jordana Marques
Primeiro Orientador: Ferreira, Túlio Sérgio Henriques
Primeiro Coorientador: Falcone, Fernando Trevas
Resumo: Este trabalho trata da formação das identidades nacional e internacional do Brasil por meio do Cinema Brasileiro e sua relação com a Política Externa Brasileira. As identidades nacionais e internacionais, segundo o interdiscurso construtivista, surgem na interação entre os Estados e a compreensão de seus símbolos históricos, e podem ser representadas pelas produções culturais. Dessa forma, será feita a compreensão dos aspectos construtivistas que permeiam as identidades, a validade da Diplomacia Cultural em conjunto a Indústria Cultural, além de uma contextualização das condições da Política Externa Brasileira e a formação da indústria cinematográfica nacional. Esta análise está no recorte temporal de 1945 a 1964, concentrando-se em entender o contexto do paradigma nacional-desenvolvimentismo. A pesquisa foi feita de forma qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, com revisão bibliográfica e aplicação das metodologias de Análise de Conteúdo e de Discurso. Objetivou-se entender como o cinema brasileiro foi capaz de representar a identidade nacional e internacional brasileira no recorte temporal referido. O objetivo foi atingido por meio de análises fílmicas de longa-metragens que compõem o quadro de produções cinematográficas brasileiras na época estudada, sendo os mesmos capazes de representar as condições internas e externas no qual se insere o Brasil entre 1945 e 1964.
Abstract: This paper deals with the formation of Brazil's national and international identities through Brazilian Cinema and its relationship with Brazilian Foreign Policy. National and international identities, according to constructivist interdiscourse, arise in the interaction between States and the understanding of their historical symbols, and can be represented by cultural productions. In this way, an understanding will be made of the constructivist aspects that permeate identities, the validity of Cultural Diplomacy in conjunction with the Cultural Industry, in addition to a contextualization of the conditions of Brazilian Foreign Policy and the formation of the national film industry. This analysis rests in the time frame from 1945 to 1964, focusing on understanding the context of the national-developmentalism paradigm. The research was carried out qualitatively, with an exploratory and descriptive character, with a bibliographical review and application of Content and Discourse Analysis methodologies. The objective was to understand how Brazilian cinema was able to represent Brazilian national and international identity in the aforementioned time frame. The objective was achieved through film analysis of feature films that make up the framework of Brazilian cinematographic productions at the time studied, being able to represent the internal and external conditions in which Brazil was inserted between 1945 and 1964.
Palavras-chave: Identidade Nacional
Identidade Internacional
Nacional-Desenvolvimentismo
Política Externa Brasileira
Cinema Brasileiro
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33013
Data do documento: 9-Out-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JMN17122024.pdf852,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons