Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33025Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Icaro Freitas de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-01-14T15:54:24Z | - |
| dc.date.available | 2025-01-14T15:54:24Z | - |
| dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33025 | - |
| dc.description.abstract | The new Bidding and Administrative Contracts Law (Law no. 14,133/2021) was published on April 1, 2021, bringing important changes in relation to the regime established by Law 8,666/1993, bringing several significant innovations in the scope of public procurement . Therefore, the research had the general objective of comparing the new bidding law 14,133/2021 with the previous bidding law 8,666/1993. This is a descriptive research with a qualitative approach. We sought to identify the main new developments in relation to Law 8,666/1993 and how these can minimize or eliminate the problems faced in the bidding processes. The results obtained showed that Law 14,133/2021 intends to bring more transparency, effectiveness and agility to processes considered excessively bureaucratic, and brought changes in bidding processes, such as modalities, judgment criteria, exemption and non-enforceability of bidding. Law 14,133/2021 has mechanisms that can improve bidding processes by minimizing the problems and gaps that exist in the Law 8,666/1993 regime. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2024-12-19T16:26:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IFS18122024.pdf: 1249855 bytes, checksum: c1881d4489bd5b1e71b464dc17d0308a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ana Cláudia Lopes de Almeida (analopes@ccsa.ufpb.br) on 2025-01-14T15:54:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IFS18122024.pdf: 1249855 bytes, checksum: c1881d4489bd5b1e71b464dc17d0308a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2025-01-14T15:54:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IFS18122024.pdf: 1249855 bytes, checksum: c1881d4489bd5b1e71b464dc17d0308a (MD5) Previous issue date: 2024-10-30 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Licitações e contratos | pt_BR |
| dc.subject | Despesa Pública | pt_BR |
| dc.subject | Modalidade de licitações | pt_BR |
| dc.title | Comparativo da nova lei de licitações 14.133/2021 com a lei anterior 8.666/1993: uma análise das principais mudanças e inovações introduzidas pela nova lei na visão dos pregoeiros no estado da Paraíba | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lucena, Marcelo Pinheiro de | - |
| dc.description.resumo | A nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n.o 14.133/2021) foi publicada em 1.o de abril de 2021 trouxe importantes mudanças em relação ao regime instituído pela Lei 8.666/1993, trazendo diversas inovações significativas no âmbito das contratações públicas. Diante disso a pesquisa teve como objetivo geral fazer um comparativo da nova lei de licitações 14.133/2021 com a lei de licitações anterior 8.666/1993. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Buscou-se identificar as principais novidades em relação à Lei 8.666/1993 e como essas podem minimizar ou eliminar os problemas enfrentados nos processos licitatórios. Os resultados obtidos mostraram que a Lei 14.133/2021 pretende trazer mais transparência, eficácia e agilidade para processos considerados excessivamente burocráticos, e trouxe mudanças nos processos licitatórios, como nas modalidades, critérios de julgamentos, dispensa e inexigibilidade de licitação. A Lei 14.133/2021 possui mecanismos que podem melhorar os processos licitatórios minimizando os problemas e lacunas existentes no regime da Lei 8.666/1993. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| IFS18122024.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
