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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33030
Tipo: TCC
Título: Gestão dos recursos para execução da alimentação escolar: um estudo na rede estadual de educação da Paraíba
Autor(es): Cunha, Jose Eduardo Alves
Primeiro Orientador: Freitag, Viviane da Costa
Resumo: A pesquisa intitulada "Gestão dos Recursos para Execução da Alimentação Escolar: Um Estudo na Rede Estadual de Educação da Paraíba" teve como objetivo geral analisar a administração dos recursos públicos destinados às Escolas Estaduais da Paraíba, desde o momento do recebimento até a prestação de contas, com foco no gerenciamento dos recursos destinados à alimentação escolar. Este trabalho tem grande relevância para a comunidade acadêmica, uma vez que traz à tona uma realidade vivida por diversos gestores escolares em escolas do Governo da Paraíba. Esses gestores lidam com a administração de grandes quantidades de recursos financeiros destinados ao fornecimento da alimentação escolar dos alunos da Rede Estadual de Educação, de tal forma que esses gestores necessitam deter um conhecimento prévio de gestão financeira, foco deste estudo. A metodologia adotada foi documental, com a técnica de amostragem por acessibilidade ou conveniência, e envolveu a coleta de documentos primários relacionados aos valores repassados às unidades escolares para a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e do Programa de Auxílio à Alimentação Escolar (PAAE). A análise dos dados seguiu uma abordagem descritiva. As principais conclusões deste estudo destacaram que um volume considerável de recursos públicos, totalizando R$ 85.666.895,48, foi direcionado para 655 escolas estaduais na Paraíba para a execução da alimentação escolar, por meio do PNAE e PAAE. Além disso, como resultado prático da pesquisa, verificamos se o check list de prestação de contas desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação está em conformidade com a legislação vigente e se o mesmo está sendo utilizado como instrumento de auxílio pelos responsáveis pela prestação de contas, contribuindo assim para uma gestão mais eficiente e transparente dos recursos destinados à alimentação escolar. Adicionalmente ressalta-se que o gerenciamento eficaz desses recursos públicos não apenas beneficia os alunos, mas também promove a transparência e a responsabilidade na gestão dos fundos públicos.
Abstract: The research entitled "Management of Resources for the Implementation of School Feeding: A Study in the State Education Network of Paraíba" aimed to analyze the administration of public funds allocated to State Schools in Paraíba, from the moment of receipt to the rendering of accounts, with a focus on the management of resources allocated for school feeding. This work holds significant relevance for the academic community, as it sheds light on the reality experienced by various school administrators in Paraíba's government schools. These administrators handle substantial amounts of financial resources intended for providing meals to students in the State Education Network. Consequently, they require a prior understanding of financial management, which is the focal point of this study. The methodology employed was documentary, utilizing the sampling technique of accessibility or convenience, and involved the collection of primary documents related to the funds allocated to school units for the execution of the Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) and the Programa de Auxílio à Alimentação Escolar (PAAE). Data analysis followed a descriptive approach. The primary conclusions of this study underscore that a substantial volume of public funds, totaling R$ 85,666,895.48, was allocated to 655 state schools in Paraíba for the implementation of school feeding, through the PNAE and PAAE. Furthermore, as a practical outcome of the research, we assessed whether the checklist for rendering accounts developed by the State Department of Education complies with current legislation and whether it is being used as an aid tool by those responsible for account rendering. This contributes to more efficient and transparent management of resources allocated for school feeding. It is worth noting that the effective management of these public resources not only benefits students but also promotes transparency and accountability in the administration of public funds.
Palavras-chave: Gestão de recursos públicos
Alimentação escolar
Prestação de contas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33030
Data do documento: 30-Out-2023
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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