Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33036
Tipo: | Tese |
Título: | Ventos que cruzam o atlântico: intersecções, violência e subalternidade feminina na poética de Yaa Gyasi |
Autor(es): | Gomes, Paulo de Freitas |
Primeiro Orientador: | Pinheiro, Vanessa Neves Riambau |
Resumo: | A concretização desta pesquisa tem o objetivo de analisar as personagens femininas, realçando os aspectos da violência e subalternidade, enquanto categoria analítica. O trabalho ausculta o desempenho poético da autora africana, de origem ganense, Yaa Gyasi. A autoria citada recorre ao espaço da ficção e o utiliza como ferramenta à denúncia dos desequilíbrios socioculturais suscitados por condutas segregacionistas que tencionam a fragmentação social a fim de preservarem o status de supremacia. A intersecção dos indicadores de subalternização, a exemplo de raça, classe social, gênero, nacionalidade e origem étnica, são mecanismos utilizados ao efetivo exercício das instituições hegemônicas, legitimadas pelo regime patriarcal que confere à entidade masculina poder de decisão, liderança e autoridade moral sobre as camadas sociais marginalizadas. Para a consolidação das aferições teórico-argumentativas nos valemos da obra O caminho de Casa (2017), enquanto corpus de análise. O desenvolvimento desta tese é relevante à fomentação de estudos posteriores, no campo da teoria literária, assim como amplia os aportes crítico-expositivos relacionados às intervenções reflexivas pós-coloniais e de gênero. Deste modo, contribuímos para promoção da fortuna crítica inerente à romancista Yaa Gyasi e dispomos, ao espaço da discussão acadêmica, os produtos de sua disposição criativa. Isto posto, com a finalidade de legitimar os pressupostos argumentativos e sistematizar a discussão recorremos às conjecturas teóricas de AIDOO (1983, 2009), ACHOLONU (1995), AMADIUME (1987), ARNDT (2002), COLLINS (2019), DAVIS (2016), HUDSON-WEEMS (2020), BONNICI (2000), BHABHA (2014), BAMISILE (2021), ACHEBE (2012), ALENCASTRO (1998), MBEMBE (2014), APPIAH (2012), FANON (1968, 1983), entre outros arcabouços epistemológicos necessários à evolução da tese. |
Abstract: | The objective of this research is to analyze female characters, highlighting the aspects of violence and subalternity, as an analytical category. The work examines the poetic performance of the African author, of Ghanaian origin, Yaa Gyasi. The aforementioned author uses the space of fiction and uses it as a tool to denounce the sociocultural imbalances caused by segregationist behaviors that aim at social fragmentation in order to preserve the status of supremacy. The intersection of indicators of subalternization, such as race, social class, gender, nationality and ethnic origin, are mechanisms used for the effective exercise of hegemonic institutions, legitimized by the patriarchal regime that gives the male entity decision-making power, leadership and moral authority over marginalized social layers. To consolidate the theoretical-argumentative measurements, we use the novel Homegoing (2017), as a corpus of analysis. The development of this thesis is relevant to the promotion of further studies in the field of literary theory, as well as expanding the critical-expository contributions related to post-colonial and gender reflexive interventions. In this way, we contribute to promoting the critical fortune inherent to the novelist Yaa Gyasi and provide, in the space of academic discussion, the products of her creative disposition. That said, in order to legitimize the argumentative assumptions and systematize the discussion, we resorted to the theoretical conjectures of AIDOO (1983, 2009), ACHOLONU (1995), AMADIUME (1987), ARNDT (2002), COLLINS (2019), DAVIS (2016), HUDSON-WEEMS (2020), BONNICI (2000), BHABHA (2014), BAMISILE (2021), ACHEBE (2012), ALENCASTRO (1998), MBEMBE (2014), APPIAH (2012), FANON (1968, 1983), among other epistemological frameworks necessary for the evolution of the thesis. |
Palavras-chave: | Literaturas africanas Autoria feminina Yaa Gyasi Violência Subalternidade African literatures Female authorship Violence Subalternity |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33036 |
Data do documento: | 29-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PauloDeFreitasGomes_Tese.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons