Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3303Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Claudia de lima | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-20T12:29:23Z | - |
| dc.date.available | 2017-11-16 | - |
| dc.date.available | 2017-12-20T12:29:23Z | - |
| dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3303 | - |
| dc.description.abstract | The number of people with disabilities in regular classrooms of Basic Education has grown significantly and their access to schools has been guaranteed by the public policies of inclusion (BRAZIL, 2015). This demonstrates the need to think about a teacher education program that prepares the teacher to include students with disabilities in these spaces effectively. In this perspective, this research sought to analyze the knowledge built by future English teachers to teach English to people with disabilities during the supervised internship at Instituto dos Cegos da Paraíba. As a theoretical support, we use the conception of teacher knowledge (TARDIF, 2014) and studies that deal with initial training and inclusive education (DANTAS, 2010; 2014; JESINE, 2010; MANTOAN, 2015; SOUZA, 2015; PAULINO, 2016; CELANI, 2017). This qualitative study, carried out with thirteen (13) trainees who answered a questionnaire, demonstrated the importance of the supervised internship at Instituto dos Cegos da Paraíba how the students were able to reflect on inclusion. The knowledge built during supervised internship can contribute to reduce in some way the gap between laws and school reality. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-20T12:29:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CLS30112017.pdf: 860075 bytes, checksum: b5182d18192a3b189f5d6e86bd989f96 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-20T12:29:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) CLS30112017.pdf: 860075 bytes, checksum: b5182d18192a3b189f5d6e86bd989f96 (MD5) Previous issue date: 2017-12-14 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
| dc.subject | Estágio supervisionado | pt_BR |
| dc.subject | Instituto dos cegos da Paraíba- ICP | pt_BR |
| dc.subject | Educação inclusiva - deficiência visual | pt_BR |
| dc.title | Formação inicial de professores e práticas inclusivas: o instituto dos cegos da Paraíba como campo de estágio supervisionado | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Medrado., Betânia Passos | - |
| dc.description.resumo | O número de pessoas com deficiência na sala de aula regular da Educação Básica vem crescendo expressivamente e o acesso dessas pessoas às instituições escolares tem sido garantido pelas políticas públicas de inclusão (BRASIL, 2015). Isso demonstra a necessidade de pensar em uma formação inicial que prepare o professor para incluir, efetivamente, os alunos com deficiência nesses espaços. Nessa perspectiva, esta pesquisa buscou analisar os saberes construídos por futuros professores de inglês para o ensino de inglês a pessoas com deficiência durante o estágio supervisionado no Instituto dos Cegos da Paraíba. Como suporte teórico, utilizamos a concepção tardifiana de saberes docentes (TARDIF, 2014) e estudos que tratam de formação inicial e educação inclusiva (DANTAS, 2010; 2014; JESINE, 2010; MANTOAN, 2015; SOUZA, 2015; PAULINO, 2016; MEDRADO; CELANI, 2017). Esta pesquisa, de cunho qualitativo e realizada com treze (13) estagiários que responderam a um questionário, demonstrou a importância do estágio supervisionado no Instituto dos Cegos da Paraíba para a formação docente de um grupo de graduandos a partir da oportunidade que eles tiveram de refletir sobre práticas inclusivas. Os saberes construídos ao longo do estágio na formação inicial podem, assim, contribuir para diminuir o abismo entre as leis e a realidade escolar. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CLS30112017.pdf | 839,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
