Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3304
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa Filho, Edilson Teixeira.-
dc.date.accessioned2017-12-20T12:34:13Z-
dc.date.available2017-11-23-
dc.date.available2017-12-20T12:34:13Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3304-
dc.description.abstractCreativity is present in everyone's life, whether solving everyday problems or re-inventing something, it is everywhere (CARSON, 2011, CURY, 2007, XIMENDES, 2010), thus it has been put forward on the agenda of some areas, such as in corporate area (CHIAVENATO, 2008) Arts (BISCA; LUNA, 2003), meditation (DAISAKU, 2015), Psychology LUBART, 2007) and also Neuroscience (HERCULANO-HOUZEL, 2010, XIMENDES, 2010). But what about school? Is there room for creativity within the traditional teaching model adopted in Brazilian schools? When we look through our country's education, we can see mass teaching tracks, which contemplate only collective rather than students’ individuality. Taking this consideration into account as well as my concerns based on my school experience, the overall general objective of this study is to analyze reports of a teaching experience that values creativity from workshop planning to students’ production. Such students’ production derived from the stimuli provided by a creative stage, that is, a space for creativity free expression which gives freedom to students. This study was put into practice due to my participation in two PROBEX projects underpinned by Neuroscience. Both projects made use of differentiated and playful methodology, tried to promote different brain area activation and took into account the singularity of each cerebral subject who performed on stage set by scholarship holders and volunteers. The relevance of this work is to demonstrate through this experience the results of a theoretical based intervention toward creativity, which provided relaxed English learning experiences, although at an elementary level, which often differ from reality encountered in classrooms, where creativity and teaching seem not to fit together.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-20T12:34:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ETBF11122017.pdf: 2457047 bytes, checksum: b208548455accb95276ffeb66170df86 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-20T12:34:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ETBF11122017.pdf: 2457047 bytes, checksum: b208548455accb95276ffeb66170df86 (MD5) Previous issue date: 2017-12-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectCriatividade.pt_BR
dc.subjectNeurociência.pt_BR
dc.subjectLudicidade - palco.pt_BR
dc.subjectPROBEX inglês (probex - programa de bolsa de extensão)pt_BR
dc.titleCrianças, supercomputadores, uma caravana e um palco: criatividade no ensino-aprendizagem de inglêspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dourado., Maura Regina da Silva-
dc.description.resumoA criatividade é algo presente na vida de todos, seja na maneira de resolver os problemas cotidianos, ou (re)inventar algo, ela está por todos os lugares (CARSON, 2011, CURY, 2007, XIMENDES, 2010) e vem sendo colocada em pauta em diversas áreas, como na área corporativa (CHIAVENATO, 2008), artes (BISCA; LUNA, 2003), meditação (DAISAKU, 2015), psicologia (LUBART, 2007) e, também, neurociência (HERCULANO-HOUZEL, 2010, XIMENDES, 2010). Mas e a escola? Existe espaço para criatividade dentro do modelo de ensino tradicional adotado nas escolas brasileiras? Ao voltar nossos olhos para educação no nosso país, percebemos marcas do ensino de massa, que contempla apenas o coletivo, negligenciando o que diz respeito ao individual de cada aluno. Levando em conta esse questionamento e minha inquietação a partir da minha experiência escolar, o objetivo geral deste trabalho é analisar os relatos de uma experiência de ensino que valoriza a criatividade desde o planejamento das oficinas até as produções dos alunos, resultantes dos estímulos providos pelo palco criativo, um espaço para livre expressão da criatividade e que dá liberdade aos alunos. A proposta desse trabalho foi viabilizada e colocada em prática a partir da minha atuação em dois projetos PROBEX, fundamentados na neurociência, que lançaram mão de metodologia diferenciada, de ludicidade e buscaram promover estímulo de diferentes áreas cerebrais, levando em consideração a singularidade de cada sujeito cerebral que se apresentava no palco montado pelos bolsistas e voluntários. A relevância desse trabalho é mostrar através dessa experiência, os resultados dessa proposta de intervenção que, em prol da criatividade, proporcionaram vivências descontraídas de aprendizagem em língua inglesa, ainda que em nível elementar, que, por muitas vezes, diferem da realidade encontradas nas salas de aula, onde a criatividade e o ensino parecem não caminhar juntos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ETBF11122017.pdf2,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons