Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33052
Tipo: TCC
Título: Perfil e relevância do profissional de relações internacionais para o mercado esportivo
Autor(es): Barbosa, Vinícius Gomes
Primeiro Orientador: Paixão, Márcia Cristina Silva
Primeiro Coorientador: Almeida, Lucas Milanez de Lima
Resumo: O presente estudo discute o perfil e a relevância do profissional de Relações Internacionais (RI) com o objetivo de investigar seu potencial de atuação no mercado esportivo. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura com abordagem qualitativa e quantitativa. O levantamento de referências foi feito recorrendo-se às seguintes fontes: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Academic Search Complete, Elton Bryson Stephens Company (EBSCO) e Google Acadêmico. Os resultados obtidos mostraram que competências dos profissionais de RI são relevantes para o mercado esportivo, especialmente em contextos de internacionalização. Especificamente, que suas habilidades em negociação, comunicação intercultural e conhecimentos sobre políticas globais tem papel vital no mercado esportivo, principalmente em áreas como parcerias globais, expansão de marcas para mercados estrangeiros e gestão de participação em eventos internacionais. Conclui-se que a crescente internacionalização do esporte amplia o mercado potencial para profissionais qualificados em Relações Internacionais, tornando-os peças-chave para o sucesso e evolução das organizações esportivas em um cenário globalizado.
Abstract: This thesis explores the profile and significance of International Relations (IR) professionals with the aim of investigating its potential to operate in the sports market. The research methodology employed was a literature review, incorporating both qualitative and quantitative approaches. The reference collection was conducted using the following sources: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Academic Search Complete, Elton Bryson Stephens Company (EBSCO), and Google Scholar. The findings reveal that the competencies of IR professionals are highly pertinent to the sports market, particularly in the context of globalization. Specifically, their expertise in negotiation, intercultural communication, and global policy knowledge is crucial for the sports sector, especially in areas such as global partnerships, brand expansion into international markets, and managing participation in international events. The study concludes that the growing internationalization of sports broadens the potential job market for qualified International Relations professionals, making them a key part of the success and development of sports organizations in a globalized world.
Palavras-chave: Esporte
Gestão esportiva
Internacionalização
Mercado de trabalho
CNPq: CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Relações Internacionais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33052
Data do documento: 8-Out-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VGB19122024.pdf480,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons