Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33060
Tipo: | Dissertação |
Título: | Espiritualidade não religiosa na escola: meditação e cuidado de si na ótica de Michel Foucault |
Autor(es): | Silva, Renata Tatianne de Lima |
Primeiro Orientador: | Gnerre, Maria Lucia Abaurre |
Resumo: | Este trabalho buscou investigar o tema meditação a partir da busca pela possível experiência dos professores de ensino religioso da cidade de Bayeux no estado da Paraíba. Teve o intuito de investigar o uso ou o não uso das práticas meditativas entre esses professores, tendo como paramêtro a laicidade da prática. Para isso, foram feitas pesquisas de cunho qualitativo e análise de dados sociométricos. Para tal, a base teórica explorada para tratar o tema da meditação foi o conceito de ´´cuidado de si`` do filósofo Michel Foucault. A partir disso, foi aplicado um questionário para os professores aprovado pela Plataforma Brasil sob o parecer: 5.777.109. O questionário teve o objetivo de perceber quais as possibilidades de experiências e aceitação em relação as práticas meditativas e como essas práticas tiveram ou não influência no combate ao estresse advindo das atividades laborais do ambiente escolar na época da pandemia do Covid 2019 entre esse público. De acordo com pesquisas bibliográficas, a meditação vem sendo reconhecida e praticada como ferramenta capaz de auxiliar na promoção da saúde e bemestar combatendo os fatores estressores por diversos profissionais incluindo os da educação e, portanto, extendendo os benefícios obtidos a seus ambientes de trabalho. Em algumas escolas públicas no Brasil por exemplo, a meditação vem sendo introduzida aos poucos por professores de diversas áreas. No entanto, o objetivo do presente trabalho foi investigar a possibilidade de iniciativas e resultados derivados da prática da meditação na expectativa dos professores de ensino religioso de Bayeux. Ao utilizar a abordagem filosófica de Michel Foucault, foi reforçada a ideia da busca pelo autoconhecimento através do cuidado de si atrelado ao autocuidado por meio da prática da meditação, pois essa valiosa ferramenta pode e deve ser explorada além do sentido espiritual como também de forma laica em ambientes públicos ou privados. Por fim, essa pesquisa foi centrada no contexto temporal da Pandemia do COVID 19, onde prevaleceu o ensino remoto com todos os desafios que este período ofereceu aos docentes. |
Abstract: | This work sought to investigate the theme of meditation by searching for the possible experience of religious education teachers in the city of Bayeux in the state of Paraíba. The aim was to investigate the use or non-use of meditative practices among these teachers, using the secular nature of the practice as a parameter. For this, qualitative research and sociometric data analysis were carried out. To this end, the theoretical basis explored to address the topic of meditation was the philosopher Michel Foucault's concept of "selfcare". From this, a questionnaire was applied to teachers approved by Plataforma Brazil under opinion: 5.777.109. The questionnaire aimed to understand the possibilities of experiences and acceptance in relation to meditative practices and how these practices had or did not influence the fight against stress arising from work activities in the school environment at the time of the Covid 2019 pandemic among this public. According to bibliographical research, meditation has been recognized and practiced as a tool capable of helping to promote health and well-being by combating stressors by various professionals, including those in education, and, therefore, extending the benefits obtained to their work environments. In some public schools in Brazil, for example, meditation has been gradually introduced by teachers from different areas. However, the objective of the present work was to investigate the possibility of initiatives and results derived from the practice of meditation in the expectations of religious education teachers in Bayeux. By using Michel Foucault's philosophical approach, the idea of searching for self-knowledge through selfcare linked to self-care through the practice of meditation was reinforced, as this valuable tool can and should be explored beyond the spiritual sense as well as in a secular way. in public or private environments. Finally, this research was focused on the temporal context of the COVID 19 Pandemic, where remote teaching prevailed with all the challenges that this period offered to teachers. |
Palavras-chave: | Meditação Práticas meditativas - Professores Ensino religioso Ciências das religiões Meditation Religious teaching Religious sciences Spirituality |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência das Religiões |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33060 |
Data do documento: | 15-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RenataTatianneDeLimaSilva_Dissert.pdf | 1,93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons