Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3307Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Carvalho, Ivan Leopoldo Rêgo de | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-20T12:47:31Z | - |
| dc.date.available | 2017-11-23 | - |
| dc.date.available | 2017-12-20T12:47:31Z | - |
| dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3307 | - |
| dc.description.abstract | This work aims to analyse parody as a literary genre and its implications in the act of reading, as well as the elements of irony and humour that constitute Israel Zangwill’s short story “The semi-sentimental dragon”, our object of research. Demystifying the concepts of parody, found in the definitions of the ordinary dictionaries, as an imitation that ridicules, we intend to present parody as repetition with critical distance, that establishes the difference within the similarity. To reach our objective, we consider Linda Hutcheon (1985), Beth Brait (1996), Norman Knox (1973) e Nadja Hermann (2005) as our theoretical and critical support. The analysis of the short story, under the light of the theories proposed, revealed the presence of a relation between ethics and aesthetics in this parodic narrative, with post-modern features, producing new realities and perspectives that may guide the human act. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-20T12:47:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ILRC07122017.pdf: 850912 bytes, checksum: 3558110415c6665f32d3ee49ee95221a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-20T12:47:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) ILRC07122017.pdf: 850912 bytes, checksum: 3558110415c6665f32d3ee49ee95221a (MD5) Previous issue date: 2017-12-14 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Paródia. | pt_BR |
| dc.subject | Ironia. | pt_BR |
| dc.subject | Ética. | pt_BR |
| dc.subject | Estética. | pt_BR |
| dc.title | Ironia e humor no paródico" The semi-sentimental dragon", de Israel Zangwill. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Nobre, Lucia Fátima Fernandes | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho almeja analisar o gênero literário paródia e suas implicações no ato da leitura, a partir do conto “The semi-sentimental dragon”, de Israel Zangwill, bem como os elementos ironia e humor nele presentes. Procurando desmistificar a imagem da paródia como imitação ridicularizadora encontradas nas definições dos dicionários populares, neste trabalho buscamos mostrar a paródia como repetição com distância crítica, que estabelece a diferença no cerne da semelhança. Com a finalidade de alcançar o nosso objetivo, tomamos por aporte teórico-crítico os postulados de Linda Hutcheon (1985), Beth Brait (1996), Norman Knox (1973) e Nadja Hermann (2005). A análise do conto, à luz da fundamentação teórica proposta, revelou a presença da relação entre ética e estética na narrativa paródica, com traços pós-modernos, produzindo novas realidades e perspectivas orientadoras do agir humano. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ILRC07122017.pdf | 830,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
