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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33083
Tipo: TCC
Título: SAGARANA: VIOLÊNCIA E RELIGIOSIDADE NA CONSTRUÇÃO DE AUGUSTO MATRAGA
Autor(es): ALFRÊDO, DARCYANNE DOS SANTOS
Primeiro Orientador: Brito, Amanda Ramalho de Freitas
Resumo: O presente trabalho analisa, sob uma pesrpectiva literária, a novela “A hora e vez de Augusto Matraga”, presente na obra Sagarana, de João Guimarães Rosa, explorando e investigando os elementos simbólicos que delineiam e delimitam seus personagens, sobretudo o protagonista Augusto Matraga. Temos como objetivo geral compreender a representação do sertão brasileiro através da dualidade entre o bem e o mal presente na obra e como os traços místicos – religiosos – tecem a trajetória da personagem principal rumo à redenção. As análises para esta pesquisa bibliográfica foram feitas através da leitura de Sagarana (Rosa, 2001) e firmadas sob os estudos de Rónai (2020), Sperber (1982), Ferri (2016), Galvão (1978), Cascudo(2011), Grudem (2009) e Elíade (1992); acerca do conceito de violência, recorremos a Odália (1991), Oliveira e Martins (2014), Vasconcelos (2002) e Hobsbawn (2010). Ademais, usamos o suporte do Catecismo da Igreja Católica – C.I.C. (1993) e das cartas de Romanos, contidas no novo testamento da Bíblia (1980). Fundamentados no aporte teórico, constatou-se que a trajetória para a sublimação existencial do protagonista construiu-se através da fusão de elementos religiosos, sagrados e/ou profanos, que espelharam, em toda a narrativa, dicotomias e resistências, intrísecas à condição humana.
Abstract: This work analyzes from a literary perspective the novel “A hora e vez de Augusto Matraga”, present in the work Sagarana, by João Guimarães Rosa, exploring and investigating the symbolic elements that delineate and delimit its characters, especially the protagonist Augusto Matraga. Our general objective is to understand the representation of the Brazilian backlands through the duality between good and evil present in the work and how the mystical – religious traits weave the main character’s trajectory towards redemption. The analyzes for this bibliographical research were carried out by reading Sagarana (Rosa, 2001) based on the studies of Rónai (2020), Sperber (1982), Ferri (2016), Galvão (1978), Cascudo (2011), Grudem (2009) and Elíade (1992); regarding the concept of violence, we turned to Odália (1991), Oliveira and Martins (2014), Vasconcelos (2002) and Hobsbawn (2010). Furthermore, we use the support of the Catechism of the Catholic Church (1993) and the letters of Romans, contained in the New Testament of the Bible (1980). Based on the theoretical contribution, it was found that the trajectory towards the existential sublimation of the protagonist was built through the fusion of religious, sacred and/or profane elements, which mirrored, throughout the narrative, dichotomies and resistances, intrinsic to the human condition.
Palavras-chave: Sagarana; Augusto Matraga; Violência; Religiosidade; Redenção.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33083
Data do documento: 25-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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