Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33091| Tipo: | TCC |
| Título: | MAPEAMENTO ESTÉTICO COM CANÇÕES DE TAYLOR SWIFT: UM CAMINHO PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NA PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA |
| Autor(es): | OLIVEIRA, JOSUEL BELARMINO DE |
| Primeiro Orientador: | Souto, Rinah de Araújo |
| Resumo: | O presente trabalho objetiva investigar como se dá a construção de sentido através da interação (leitura e escuta) com canções (letra e melodia). Para tanto, utilizamos a metodologia do Mapeamento da Experiência Estética (MAPEE), metodologia definida por Santos e Costa (2020) com base na articulação elaborada por Santos (2007; 2009) entre a Teoria do Efeito Estético, de Wolfgang Iser e a Teoria Histórico-Cultural, de L. S. Vygotsky. Selecionamos como corpus três canções de Taylor Swift, quais sejam Cardigan, August e Betty (2020). A comparação entre os mapeamentos trouxe à luz evidências de que o processo de identificação dos conceitos de Iser na experiência estética do autor deste trabalho toma dois caminhos entrecruzados: ao passo que interpreta-se a letra, há constante intercorrência e percepção da interpretação (voz) da cantora e da mudança dos instrumentais, o que configura camadas diferentes nos mapeamentos, podendo tanto serem analisadas de forma interligadas e conjuntas, como foi feito neste trabalho, como também de forma individual, caso fosse considerada apenas a letra (poesia) para atribuição de sentido. Também foi possível prospectarmos que usar a música em sala de aula pode facilitar um trabalho interdisciplinar, visto seu caráter sonoro e lírico, com o ensino de leitura literária em vários níveis: compreensão de texto, sensibilidade musical, desenvolvimento do gosto pelo canto e pelo instrumental e, no caso em tela como as canções foram de âmbito internacional: intercâmbio com outros idiomas e culturas. Portanto, a análise destas canções através da metodologia do Mapeamento da Experiência Estética estabeleceu uma nova camada de consciência na leitura de uma letra (poesia) e escuta cantada. Assim, atentar para a interação do/a discente com a música e verificar que os eventos descritos na teoria iseriana articulada à vygotskiana também ocorrem na mente do/a ouvinte parece importante via de acesso aos procedimentos metacognitivos de construção de sentido na audiência de canções, podendo funcionar como trajeto de acesso a interação com outros suportes ficcionais. |
| Abstract: | The present work aims to investigate how the construction of meaning occurs through the interaction (reading and listening) of songs (lyrics and melody). To this end, we used the Mapping of Aesthetic Experience (MAPEE, in portuguese) methodology, a methodology defined by Santos and Costa (2020) based on the articulation elaborated by Santos (2007; 2009) between the Aesthetic Effect Theory, by Wolfgang Iser and the Historical Theory-Cultural, by L. S. Vygotsky. We selected three Taylor Swift songs as corpus, namely Cardigan, August and Betty (2020). The comparison between the mappings brought to light evidence that the process of identifying Iser's concepts in the aesthetic experience of the author of this work takes two intersecting paths: while the lyrics are interpreted, there is constant intercurrence and perception of the interpretation (voice) of the singer and the change of instrumentals, which configures different layers in the mappings, which can be analyzed both in an interconnected and joint way, as was done in this work, and also individually, if only the lyrics (poetry) were considered for attribution of sense. It was also possible to infer that using music in the classroom can facilitate interdisciplinary work with the teaching of literary reading at various levels: text comprehension, musical sensitivity, development of a taste for singing and instrumental music and, in this case, how the Songs were international in scope: exchange with other languages and cultures. Therefore, the analysis of these songs through the Aesthetic Experience Mapping methodology established a new layer of awareness in reading lyrics (poetry) and listening to them sung. Thus, paying attention to the student's interaction with the music and verifying that the events described in the Iserian theory articulated with the Vygotskian theory also occur in the listener's mind seems to be an important way of accessing the metacognitive procedures for constructing meaning in the audience of songs, and can function as a route to access literary reading from other media. |
| Palavras-chave: | Mapeamento de Experiência Estética; Teoria do Efeito Estético; Interdisciplinaridade; Taylor Swift. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33091 |
| Data do documento: | 27-Out-2023 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Josuel Belarmino de Oliveira_OLIVEIRA, Josuel (2023) Mapeamento estético com canções de Taylor Swift.pdf | 635,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
