Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33095
Tipo: TCC
Título: PANORAMA HISTÓRICO DO PROGRAMA LINGUÍSTICO-CULTURAL PARA ESTUDANTES INTERNACIONAIS (PLEI): desafios enfrentados pelo projeto linguístico em busca de institucionalização e visibilidade acadêmica na UFPB
Autor(es): PEREIRA, LUCAS GOMES
Primeiro Orientador: Souza, José Wellisten Abreu de
Resumo: Esta monografia tem por objetivo apresentar o projeto Programa Linguístico-cultural para Estudantes Internacionais (PLEI) e os seus desafios em ser visibilizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pelo curso de Letras da instituição. Como objetivos específicos, este trabalho visa elucidar como o projeto PLEI tem contribuído para o desenvolvimento do Português Língua Adicional (PLA) em nosso país e no estado da Paraíba. Por expansão, o trabalho pretende mostrar o percurso histórico e os desafios do processo de consolidação do PLA no Brasil, os quais também foram experienciados, paralelamente, pelo PLEI. Nesse contexto, esta pesquisa se justifica em prol da busca de expor o apagamento vivenciado pelo projeto, objetivando a mudança desse cenário. Para a realização desta pesquisa, de cunho quantitativo-qualitativo, utilizamos distintos bancos de dados, de domínio do Ministério da Educação (MEC) para realizar a coleta de informações. As análises e reflexões construídas ao longo deste trabalho se pautaram em autores/pesquisadores referência no ensino de PLA, tais como Almeida Filho (1999, 2017), Bulla (2020, 2021), Furtoso (2001), Leffa (2012) e Schlatter (2017, 2020). Logo, como resultado, espera-se que o projeto PLEI seja visibilizado pelo curso de Letras Português da UFPB e pela própria instituição, além de que a área de PLA seja considerada, também, nas próximas reformulações dos Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Letras da instituição, bem como o reconhecimento do PLEI como espaço de prática docente a ser experienciada pelos alunos da graduação.
Abstract: This monograph aims to present the Linguistic-cultural Program for International Students (PLEI) project and its challenges in being made visible by the Federal University of Paraíba (UFPB) and by the institution's Letters course. As specific objectives, this work aims to elucidate how the PLEI project has contributed to the development of Portuguese Additional Language (PLA) in our country and in the state of Paraíba. By expansion, the work intends to show the historical path and challenges of the process of consolidating the PLA in Brazil, which were also experienced, in parallel, by the PLEI. In this context, this research is justified in order to expose the erasure experienced by the project, aiming to change this scenario. To carry out this quantitative-qualitative research, we used different databases, owned by the Ministry of Education (MEC) to collect information. The analyzes and reflections constructed throughout this work were based on reference authors/researchers in the teaching of PLA, such as Almeida Filho (1999, 2017), Bulla (2020, 2021), Furtoso (2001), Leffa (2012) and Schlatter ( 2017, 2020). Therefore, as a result, it is expected that the PLEI project will be made visible by the Portuguese Letters course at UFPB and by the institution itself, in addition to the PLA area also being considered in the next reformulations of the Pedagogical Projects of the Degree in Letters Course of the institution, as well as the recognition of PLEI as a space for teaching practice to be experienced by undergraduate students.
Palavras-chave: Português Língua Adicional (PLA). Formação de professores. Programa Linguístico-cultural para Estudantes Internacionais (PLEI).
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33095
Data do documento: 26-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucas Gomes Pereira_PEREIRA, Lucas Gomes (2023) PANORAMA HISTÓRICO DO PROGRAMA LINGUÍSTICO-CULTURAL.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.