Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33097
Tipo: TCC
Título: O REFLEXO DA ORALIDADE NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA ANOS FINAIS SOB A PERSPECTIVA DO GUIA DO PNLD
Autor(es): SOUZA, MÁRCIA RODRIGUES DE
Primeiro Orientador: Cavalcante, Marianne Carvalho Bezerra
Resumo: Analisando a necessidade de reflexão em torno do desenvolvimento do eixo da oralidade nas escolas, especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental, conjecturou-se nesta pesquisa, contextualizar a abordagem do eixo oralidade nos documentos oficiais, BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) no ensino de Língua Portuguesa, refletindo acerca de suas habilidades e competências exploradas no material didático, sob a análise e discussão presente no guia do PNLD (Programa Nacional do Livro e Material Didático). Dessa forma, o trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, adotando a análise documental e a pesquisa bibliográfica como procedimentos metodológicos. Para esse intuito, como aporte teórico utilizaremos os apontamentos da BNCC, do PNLD e dos PCNs (anos finais), assim como os estudos de Marcuschi (2001/2010), Travaglia (2017) entre outros. Apurou-se como resultado, a presença de propostas para o ensino da oralidade, em sua totalidade, por meio dos gêneros orais, nas coleções do 6º ao 9⁰ anos resenhadas pelo guia, alguns exemplares do material didático apresentam propostas de atividades pouco relacionadas com determinadas habilidades e com o ensino do eixo, enquanto outras, priorizam propostas em conformidade com aquelas sugeridas nos documentos oficiais para o trabalho com o eixo, nosso objeto de estudo
Abstract: Analyzing the need for reflection around the development of the orality axis in schools, specifically in the final years of elementary school, it was conjectured in this research to contextualize the approach to the orality axis in official documents, BNCC (National Common Curricular Base) and PCNs ( National Curricular Parameters) in the teaching of the Portuguese Language, reflecting on the skills and competencies explored in the teaching material, under the analysis and discussion present in the PNLD guide (National Book and Teaching Material Program). In this way, the work is characterized as qualitative research, adopting documentary analysis and bibliographic research as methodological procedures. For this purpose, as a theoretical contribution we will use notes from the BNCC, the PNLD and the PCNs (final years), as well as the studies by Marcuschi (2001/2010), Travaglia (2017) among others. As a result, the presence of proposals for teaching orality, in its entirety, through oral genres, was found in the 6th to 9th grade collections reviewed by the guide, some examples of the teaching material present proposals for activities little related to certain skills and teaching the axis, while others prioritize proposals in accordance with those suggested in official documents for work with the axis, our object of study.
Palavras-chave: oralidade; BNCC; ensino; PNLD; livro didático
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33097
Data do documento: 27-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.