Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3311Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Luciano do Nascimento | - |
| dc.date.accessioned | 2017-12-20T13:09:36Z | - |
| dc.date.available | 2017-11-21 | - |
| dc.date.available | 2017-12-20T13:09:36Z | - |
| dc.date.issued | 2017-12-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3311 | - |
| dc.description.abstract | What discourse do we find in society that can tell us how the social roles of men and women are established in a particular culture, such as the Brazilian culture and, more specifically, the culture from the Northeast of Brazil? In order to answer this question, and other correlate ones, we analyze and discuss ideologies linked to social memory, which have been reproduced over the years. The differences between men and women have been subject of great social conflicts and, for this reason, in this paper, we seek to analyze how the music discourse carries the dominant ideology in the society on this subject. We take as theoretical basis for our work the French Discourse Analysis, which has the name of PÊCHEUX (2002) as a great exponent. We are also based on the writings of Mussalim and Bentes (2001), Orlandi (1999), Brandão (1998), among others. The present research has a qualitative and interpretative basis, in which we analyze samples to give general opinions. The corpus of this work is songs interpreted by Luiz Gonzaga and Jackson do Pandeiro. In the lyrics of the analyzed songs we find strong traces of a patriarchal culture in which the discourse portrays macho ideologies, that is, the lessening of female figure before the imposition of male figure. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-20T13:09:36Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LNS04122017.pdf: 277243 bytes, checksum: e2839073eb86b2ae004157c4dc1f546a (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-12-20T13:09:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LNS04122017.pdf: 277243 bytes, checksum: e2839073eb86b2ae004157c4dc1f546a (MD5) Previous issue date: 2017-12-14 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Discurso. | pt_BR |
| dc.subject | Papeis sociais | pt_BR |
| dc.subject | Música. | pt_BR |
| dc.title | Analisando o discurso cantado: o papel do homem e da mulher em músicas de Luiz Gonzaga e Jackson do pandeiro | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira., Bárbara Cabral | - |
| dc.description.resumo | Que discurso encontramos na sociedade que pode nos indicar como os papéis sociais de homens e mulheres se estabelecem em uma determinada cultura como a brasileira e, mais especificamente, a nordestina? Com o objetivo de responder esta pergunta, além de outras correlatas, analisamos e discutimos acerca de ideologias vinculadas à memória social, as quais têm sido reproduzidas ao longo dos anos. As diferenças entre homens e mulheres têm sido tema de grandes embates sociais e, por esta razão, neste trabalho, buscamos analisar como o discurso da música carrega a ideologia dominante na sociedade acerca deste tema. Tomamos como base teórica para o nosso trabalho a Análise do Discurso de linha francesa, que tem o nome de PÊCHEUX (2002) como grande expoente. Também nos embasamos nos escritos de Mussalim e Bentes (2001), Orlandi (1999), Brandão (1998), dentre outros. A pesquisa apresentada tem caráter qualitativo e base interpretativista, na qual analisamos amostras para darmos pareceres gerais. O corpus deste trabalho são músicas interpretadas por Luiz Gonzaga e por Jackson do Pandeiro. Nas letras das músicas analisadas encontramos fortes traços de uma cultura patriarcal, na qual o discurso retrata ideologias machistas, isto é, o apagamento da figura feminina frente à figura masculina. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Letras Estrangeiras Modernas | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LNS04122017.pdf | 270,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
