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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTEIXEIRA, ANA ROXELLY BARBOSA RAMOS-
dc.date.accessioned2025-01-21T10:19:51Z-
dc.date.available2025-01-21T10:19:51Z-
dc.date.issued2024-05-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33127-
dc.description.abstractText production of different textual genres is one of the most developed skills in teaching Portuguese throughout Basic Education. The student, in this sense, needs to finish high school with sufficient linguistic skills to master the use of the most diverse textual genres that are part of everyday social life. We know, however, that many texts produced by students at this level of education still have major weaknesses in relation to what is recommended by official documents at each stage of school development. Thus, this work sought to evaluate the performance and evolution of writing of three students from the Reading and Writing Workshop developed from the Pedagogical Residency Program, with third-year students of the Integrated Technical Course in the Environment, at the Federal Institute of Paraíba (IFPB) - Cabedelo. The analysis, centered on the construction of the argumentation of the Enem essay genre, took into account the Writing Correction Manuals for Competencies III and IV and the theoretical assumptions of Textual Linguistics (KOCH, ELIAS 2016; MARCUSCHI, 2018) and approaches to Argumentation Theory. Based on the results, we qualify the execution of the Workshop as fruitful, due to the contribution it made to the quality of the students' texts, within the Enem assessment approach, and the immersion of the undergraduate in teaching practice. In effect, we argue that the competence of textual production develops in a procedural way, and the Workshop, through teaching argumentation, can improve skills in the target audience.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-21T10:19:51Z No. of bitstreams: 1 Ana Roxelly Barbosa Ramos Teixeira_TEIXEIRA, Ana (2024) A producao de texto dissertativo-argumentativo.pdf: 702512 bytes, checksum: 77fc0591553ec7cb6d5da7b80eba6008 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-21T10:19:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Roxelly Barbosa Ramos Teixeira_TEIXEIRA, Ana (2024) A producao de texto dissertativo-argumentativo.pdf: 702512 bytes, checksum: 77fc0591553ec7cb6d5da7b80eba6008 (MD5) Previous issue date: 2024-05-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectRedação; Enem; Argumentação; Gêneros Textuais.pt_BR
dc.titleA PRODUÇÃO DE TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: uma experiência (trans)formativa na Residência Pedagógica em Letras - Língua Portuguesapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferraz, Mônica Mano Trindade-
dc.description.resumoA produção textual de diferentes gêneros textuais é uma das habilidades mais desenvolvidas no ensino de língua portuguesa ao longo do Ensino Básico. O aluno, nesse sentido, precisa finalizar o Ensino Médio possuindo destrezas linguísticas suficientes para dominar o uso dos mais diversos gêneros textuais que fazem parte do cotidiano social. Sabemos, no entanto, que muitos textos produzidos por alunos nesse grau de escolaridade apresentam, ainda, grandes fragilidades em relação ao que é preconizado pelos documentos oficiais em cada fase do desenvolvimento escolar. Dessa forma, este trabalho buscou avaliar o desempenho e a evolução da escrita de três alunas da Oficina de Leitura e Escrita desenvolvida a partir do Programa Residência Pedagógica, com os estudantes terceira série do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB)-Cabedelo. A análise, centrada na construção da argumentação do gênero redação do Enem, levou em consideração os Manuais de correção da redação para as Competências III e IV e os pressupostos teóricos da Linguística Textual (KOCH, ELIAS 2016; MARCUSCHI, 2018) e das abordagens das Teorias da Argumentação. Com base nos resultados, qualificamos como proveitosa a execução da Oficina, pela contribuição que trouxe a qualidade dos textos dos alunos, dentro do enfoque avaliativo do Enem, e a imersão do graduando na prática docente. Com efeito, defendemos que a competência da produção textual se desenvolve de maneira processual, e a Oficina, por meio do ensino da argumentação, pode aprimorar habilidade no público-alvo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

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