Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33128
Tipo: | TCC |
Título: | O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL EM REVISTA: a cultura como pilar na coleção didática Abordagem Cultural - Vila Brasil |
Autor(es): | LIMA, AYLANE MARIA FONSÊCA DE |
Primeiro Orientador: | Escarpinete, Mariana Lins |
Resumo: | Esta pesquisa apresenta como tema central a correlação estabelecida entre língua e cultura na coleção didática “Abordagem Cultural” do Vila Brasil e tem como objetivo geral analisar as correlações estabelecidos entre língua e cultura no livro didático selecionado no tocante ao ensino de Português como Língua Adicional (PLA). Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva. A coleta de dados foi realizada a partir da catalogação de questões com relação à explicitude do cunho cultural e dos eixos evocados, estes sendo: Oralidade; Escuta; Gramática/Análise Linguística; Leitura e Escrita. Para o referencial teórico, abordaram-se os seguintes temas: ensino de PLA no Brasil e no PLEI e cultura e língua como pilares do ensino de PLA, temas respaldados nas ideias de uma bibliografia já consolidada como Almeida Filho (2012), Ferrarezi Jr. (2010), Mattoso Camara Jr (1955) e outros. Percebendo a ausência de questões pertencentes ao eixo gramatical na coleção analisada, este trabalho apresenta uma atividade complementar como um caminho possível. Em síntese, a concepção de que a cultura pode ser articulada como um pilar para o desenvolvimento de materiais didáticos no ensino de PLA, mostra-se tangível dado os apontamentos e análises de questões, bem como expandido pela atividade complementar. |
Abstract: | This research presents as its central theme the correlation established between language and culture in the didactic collection “Abordagem Culturalista” from Vila Brasil and its general objective is to analyze the levels of correlation established between language and culture in the selected textbook regarding the teaching of Portuguese as a Language Additional (PLA). As for the methodology, it is a qualitative and descriptive research. The data collection was carried out by cataloging questions regarding the explicitness of the cultural nature and the axes evoked, these being: Orality; Listening; Grammar/Linguistic Analysis; Reading and Writing. For the theoretical framework, the following themes were addressed: PLA teaching in Brazil and at PLEI and culture and language as pillars of PLA teaching, themes supported by the ideas of an already consolidated bibliography such as Almeida Filho (2012), Ferrarezi Jr. (2010), Mattoso Camara Jr (1955) and others. Realizing the absence of questions belonging to the grammatical axis in the analyzed collection, this work presents a complementary activity as a possible path. In summary, the concept that culture can be articulated as a pillar for the development of teaching materials in PLA teaching appears to be tangible given the notes and analysis of issues, as well as expanded by the complementary activity. |
Palavras-chave: | Português como Língua Adicional; Abordagem Culturalista; Análise de Material Didático |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33128 |
Data do documento: | 22-Abr-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Aylane Maria Fonseca de Lima_Lima, Aylane Maria Fonseca (2024). O ENSINO DE PORTUGUÊS.pdf | 8,26 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.