Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, CÍNTIA OLIVEIRA TAVARES DA-
dc.date.accessioned2025-01-21T10:27:42Z-
dc.date.available2025-01-21T10:27:42Z-
dc.date.issued2024-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/33130-
dc.description.abstractThis research presents an experience report on the creation and teaching of classes in the course The formation of Brazilian culture: a look through fiction, offered in 2023, through the Andifes Idiomas sem Fronteiras Network. Here, we propose a way of thinking about Portuguese as an Additional Language (PLA) classes, in which the literary text – often forgotten in this context – is the driving base for the class. For this purpose, the concept of language explained by Mattoso Câmara Jr. (1955) and Ferrarezi Jr. (2008, 2010) was used; Silveira's (2018) ideas about intercultural teaching; Almeida Filho's (2007) assumptions about the communicative approach to language teaching; and the perspectives of Takahashi (2008) and Cosson (2021) on teaching literature. The class proposals explained in this work seek to oppose a very common PLA class model, a reflection of a negative washback effect of the Celpe-Bras Proficiency Exam, in which the focus is on tasks similar to those used in the exam. This proposal proved to be fruitful due to the versatility of working with literary texts in PLA classes and because it effectively contributed to the student's learning of Portuguese, enabling their individual expression, both in everyday interactions and in more complex topics. Furthermore, we seek to reflect on the teacher training process based on the experience lived during the teaching of the course and on the way in which the PLA area is (under)developed in Literature courses. Therefore, this work proves fruitful both for the PLA area and for discussions about teacher training, as it presents a reflection on teaching from a self-training process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Meirylane Lopes (meirylanelopes@cchla.ufpb.br) on 2025-01-21T10:27:42Z No. of bitstreams: 1 Cíntia Oliveira Tavares da Silva_SILVA, Cíntia (2024) O ensino de PLA sob a égide da litratura.pdf: 1224929 bytes, checksum: 860c735544e82fdc57b65518ed97cc65 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-01-21T10:27:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cíntia Oliveira Tavares da Silva_SILVA, Cíntia (2024) O ensino de PLA sob a égide da litratura.pdf: 1224929 bytes, checksum: 860c735544e82fdc57b65518ed97cc65 (MD5) Previous issue date: 2024-04-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Português como Língua Adicional; Literatura; Formação docente; Abordagem intercultural; Abordagem comunicativa.pt_BR
dc.titleO ENSINO DE PLA SOB A ÉGIDE DA LITERATURA: A INTERCULTURALIDADE EM FOCOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Escarpinete, Mariana Lins-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta um relato de experiência da criação e da ministração de aulas do curso “A formação da cultura brasileira: um olhar por meio da ficção”, ofertado em 2023, através da Rede Andifes Idiomas sem Fronteiras. Aqui, propõe-se uma maneira de pensar as aulas de Português como Língua Adicional (PLA), no qual o texto literário – muitas vezes esquecido nesse contexto – é a base motora para a aula. Utilizou-se, para tanto, o conceito de língua explicitado por Mattoso Câmara Jr. (1955) e Ferrarezi Jr. (2008, 2010); as ideias de Silveira (2018) sobre ensino intercultural; os pressupostos de Almeida Filho (2007) sobre abordagem comunicativa no ensino de línguas; e as perspectivas de Takahashi (2008) e Cosson (2021) sobre ensino de literatura. As propostas de aulas explicitadas neste trabalho buscam se contrapor a um modelo de aula de PLA muito comum, reflexo de um efeito retroativo negativo do Exame de Proficiência Celpe-Bras, em que o foco está em tarefas semelhantes às utilizadas no exame. Tal proposta se mostrou proveitosa devido à versatilidade de trabalhar com os textos literários em aulas de PLA e por ter contribuído efetivamente para a aprendizagem de português do aluno, possibilitando sua expressão individual, tanto em interações cotidianas, como em temas mais complexos. Além disso, busca-se refletir sobre o processo de formação docente a partir da experiência vivida durante a ministração do curso e sobre a forma como a área do PLA é (pouco) desenvolvida nos cursos de Letras. Portanto, este trabalho se mostra frutífero tanto para a área do PLA, como para as discussões acerca da formação docente, uma vez que apresenta uma reflexão sobre o fazer docente a partir de um processo autoformativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetraspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cíntia Oliveira Tavares da Silva_SILVA, Cíntia (2024) O ensino de PLA sob a égide da litratura.pdf1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.